Estudantes universitários com interesse na área jornalística têm até o próximo domingo (31/3) para se inscreverem, gratuitamente, na 16ª edição do curso “Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter”, que faz parte do projeto Repórter do Futuro, promovido pela OBORÉ, empresa de comunicação a serviço das políticas públicas e sociais, em parceria com a Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo.
Ao todo, serão selecionados 20 estudantes que participarão de encontros entre os dias 6 de abril e 15 de junho, sempre aos sábados pela manhã. Os candidatos serão avaliados pelo grau de interesse no tema, domínio da língua portuguesa e potencial de aproveitamento manifestado no dia da seleção. Somente os estudantes que preencherem o formulário de inscrição até o dia 31 de março poderão participar da seleção.
De acordo com o projeto de formação desenvolvido pelo curso, os selecionados participarão de conferências de imprensa com convidados destacados em suas áreas de atuação, seguidas de coletivas de imprensa, momento no qual os alunos vivenciarão situações muito comuns do cotidiano profissional.
Os estudantes selecionados também serão estimulados a produzir uma peça jornalística a cada encontro, recebendo orientações por meio de atendimentos individuais prestados por jornalistas experientes que integram a coordenação do projeto. Por fim, o módulo propõe a realização de uma reportagem de fôlego sobre um ou mais temas discutidos ao longo do curso e produzida em duplas. Trata-se da “Operação Ponto Final”, que tem audição pública no encerramento das atividades.
O módulo deste ano tem o apoio da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), EC (Escola da Cidade), IEA -USP (Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo), IPFD (Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais) e o LabLivre da UFABC (Laboratório de Tecnologias Livres da Universidade Federal do ABC). A coordenação pedagógica desta edição será dos jornalistas Ronald Sclavi e Sergio Gomes.
O encontro de confraternização e seleção será no dia 6 de abril (sábado), das 10h às 13h, no Auditório Vladimir Herzog do SJSP (Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo) localizado na rua Rego Freitas, 530, Vila Buarque, próximo à estação República do Metrô. Os demais encontros acontecem na Câmara Municipal de São Paulo.
A programação completa pode ser conferida aqui.
Sobre o Repórter do Futuro
O Projeto Repórter do Futuro foi iniciado em 1994 pela OBORÉ visando complementar as atividades laboratoriais de alunos matriculados nos cursos de jornalismo. Seu foco é o exercício da reportagem e o estímulo à prática reflexiva. Ao longo dessas três décadas, desenvolveu e aperfeiçoou metodologia própria para conduzir pedagogicamente suas atividades por meio de Conferências de Imprensa seguidas de Entrevistas Coletivas.