pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Enviar mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar comentário

Instituto alemão que realiza a Colônia Fest recebe Salva de Prata da Câmara

Por: KAMILA MARINHO
DA REDAÇÃO

17 de setembro de 2024 - 20:23
Richard Lourenço | REDE CÂMARA SP

A Câmara Municipal de São Paulo entregou, na noite desta quarta-feira (17/9), a Salva de Prata ao Isca (Instituto Sociocultural Colônia Alemã) pela realização da Colônia Fest, evento que propaga a cultura germânica para todo o Brasil. A Sessão Solene foi presidida pelo vereador Hélio Rodrigues (PT), autor da homenagem, no Jardim Terezinha, bairro que sedia a colônia alemã.

“Nós temos essa riqueza aqui na região sul de São Paulo e nem todo mundo conhece. O bairro preserva a história e os costumes germânicos. São comidas, danças, vestuário. Eu gostaria que todos viessem aqui visitá-los e aprender um pouco mais sobre o turismo cultural desse lugar”. comentou Hélio.

Desde 2006, o Colônia Fest tem o propósito de resgatar a história e cultura dos costumes germânicos por meio de manifestações culturais de famílias alemãs que chegaram ao extremo sul da capital há 195 anos. Já o Isca foi constituído em 2017 para trabalhar pelo desenvolvimento social, econômico, ambiental e cultural no bairro da Colônia, que abrange os distritos de Parelheiros e Marsilac. A organização também atua no resgate da história e busca por melhorias de infraestrutura do local.

Para honrar os antepassados germânicos, em 2016 foi criado o Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Freiheit (que significa liberdade em português). Crianças, jovens e adultos, que se apresentam em diversos locais com roupas e músicas típicas também marcaram presença na Sessão Solene.

A entrega da honraria foi feita ao presidente do Isca, Lucas Lima. Ele falou sobre a importância desse reconhecimento. “São 200 anos da imigração alemã no Brasil e 195 anos de nosso bairro. Essa honraria nos traz ainda mais fôlego para continuarmos atuando na propagação da cultura de nossos ancestrais. Estamos muito felizes por isso”, disse Lucas.

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar