A Câmara Municipal de São Paulo entregou, na noite desta quarta-feira (17/9), a Salva de Prata ao Isca (Instituto Sociocultural Colônia Alemã) pela realização da Colônia Fest, evento que propaga a cultura germânica para todo o Brasil. A Sessão Solene foi presidida pelo vereador Hélio Rodrigues (PT), autor da homenagem, no Jardim Terezinha, bairro que sedia a colônia alemã.
“Nós temos essa riqueza aqui na região sul de São Paulo e nem todo mundo conhece. O bairro preserva a história e os costumes germânicos. São comidas, danças, vestuário. Eu gostaria que todos viessem aqui visitá-los e aprender um pouco mais sobre o turismo cultural desse lugar”. comentou Hélio.
Desde 2006, o Colônia Fest tem o propósito de resgatar a história e cultura dos costumes germânicos por meio de manifestações culturais de famílias alemãs que chegaram ao extremo sul da capital há 195 anos. Já o Isca foi constituído em 2017 para trabalhar pelo desenvolvimento social, econômico, ambiental e cultural no bairro da Colônia, que abrange os distritos de Parelheiros e Marsilac. A organização também atua no resgate da história e busca por melhorias de infraestrutura do local.
Para honrar os antepassados germânicos, em 2016 foi criado o Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Freiheit (que significa liberdade em português). Crianças, jovens e adultos, que se apresentam em diversos locais com roupas e músicas típicas também marcaram presença na Sessão Solene.
A entrega da honraria foi feita ao presidente do Isca, Lucas Lima. Ele falou sobre a importância desse reconhecimento. “São 200 anos da imigração alemã no Brasil e 195 anos de nosso bairro. Essa honraria nos traz ainda mais fôlego para continuarmos atuando na propagação da cultura de nossos ancestrais. Estamos muito felizes por isso”, disse Lucas.
Confira o álbum de fotos, disponível no Flickr da CMSP. Crédito: Richard Lourenço | REDE CÂMARA SP