Rodrigo Camargo
A Câmara Municipal realizou nesta quinta-feira (31) uma sessão solene para celebrar a criação do Instituto Brasileiro do Direito de Defesa (Ibradd), fundado em dezembro do ano passado com o objetivo de lutar para que os direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros não fiquem apenas no papel.
Os nossos direitos muitas vezes são desrespeitados, são massacrados pelo poder do Estado, afirma o presidente da instituição, o advogado Roberto Parentoni. Nós vamos defender os direitos de cada cidadão brasileiro, os direitos que estão na Constituição Federal. É o direito à saúde, à educação, à moradia. É por isso que o Ibradd veio, coletivamente, brigar.
O Ibradd é uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins econômicos, registrada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip). A entidade tem entre seus fundadores, majoritariamente, profissionais liberais como advogados, professores e engenheiros.
Presidiu a sessão solene o vereador Ítalo Cardoso (PT), que saudou o grupo de profissionais bem sucedidos por terem se juntando para criar uma entidade voltada a defender os cidadãos e educá-los acerca de seus direitos. Nós temos leis suficientes, leis maravilhosas nesse país. Infelizmente, ainda não são todos os brasileiros que têm acesso aos direitos básicos, elementares, garantidos na Constituição Federal, afirmou o parlamentar.
Apesar do pouco tempo de existência, o instituto já começou a atuar junto à população. O vice-presidente da organização, Sidney Luiz da Cruz, afirma que o trabalho foca as camadas mais pobres da população, geralmente abandonadas pelo poder público.
Nós estamos ministrando palestras para jovens e adolescentes em escolas estaduais e municipais de São Paulo, conta Sidney. Levando a esses jovens conhecimentos sobre cidadania e direito, dos quais hoje eles saem da escola sem noção nenhuma.
(31/05/2012 20h56)