O Instituto do Câncer Doutor Arnaldo Vieira de Carvalho, primeiro do País dedicado ao estudo da doença, informou que reduziu pela metade o número de cirurgias no hospital por falta de verbas. O diretor administrativo da instituição, Pascoal Marracini, esteve na Câmara de São Paulo, nesta quarta-feira (21/7), para fazer um pedido urgente de socorro financeiro.
De acordo Marracini, desde abril, o número de pacientes operados ao mês diminuiu de 500 para 250, enquanto as internações caíram de 260 para 130, além de 25 leitos desativados. “Também tivemos de restringir o quadro de funcionários e até a cota de materiais e medicamentos para nos adequar. A medida é drástica, mas não tivemos alternativa”, lamentou.
Marracini levou o caso à Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher da Câmara. Ele explicou que o corte foi a única solução para manter os atendimentos, já que os repasses, federal e municipal, não cobrem os custos da instituição. Segundo o administrador, tanto o Ministério da Saúde como a Prefeitura da capital paulista foram alertados há meses sobre o problema.
“O que estamos vendo é que as autoridades não estão tomando as devidas providências. Nos anos anteriores recebíamos ajuda por meio das emendas dos vereadores. Era assim que o município nos pagava. Porém, neste ano, a gente não teve nenhum recurso de origem parlamentar”.
O pedido chamou a atenção de todos os vereadores da Comissão de Saúde, que se mostraram solidários ao caso. A presidente do grupo, Rute Costa (PSD), disse que vai agendar uma reunião de urgência para tratar do assunto.
“Nós vamos nos reunir como Comissão, de portas fechadas, e vamos ver o que pode ser feito na prática para garantir essa verba ao hospital. Hoje mesmo já conversei com uma representante da Secretaria Municipal de Saúde para reforçarmos esse pedido de apoio, porque é uma questão emergencial”.
A assessora parlamentar do secretário municipal de Saúde, Wilson Modesto Pollara, esteve presente na Comissão e adiantou que a pasta está aberta a conversas. Beatriz Botelho entende que o problema deve ser solucionado.
“Quero conversar com o doutor Pascoal sobre o que está acontecendo. Nós temos ciência de que a relação com o Instituto do Câncer é uma parceria, porque eles também estão ajudando a cidade de São Paulo. Eu já vi muitas emendas favoráveis que passam pela Secretaria, então vamos ver como é que a gente pode ajudar a resolver”.
Além da intenção de contribuir por meio das emendas parlamentares, e de levar o caso ao Executivo, a Comissão de Saúde da Câmara de São Paulo também quer trazer autoridades para debater o assunto na Casa. Entre as possibilidades, os vereadores cogitaram convidar não só o secretário municipal, como também o ministro da Saúde, Ricardo Barros.
Prezados vereadores e membros da comissão.
Como munícipe agradeço o empenho na busca de uma solução para a entidade que presta relevantes serviços à população.
Além de ser a primeira Instituição destinada ao combate ao Câncer, com atendimento exclusivo SUS, realiza um excepcional trabalho apesar das grandes dificuldades orçamentárias.
Convido os membros da comissão à uma avaliação dos números da Intituicao, que garantem ao Instituto excepcionais resultados de produção e compromisso com o atendimento humanizado que garantiram o prêmio de Humanização pelo governo do estado em 2015.
Isso demonstra o respeito com os recursos , que embora escassos, são empregados com grande eficiência e responsabilidade
O trabalho do Instituto é grandioso e vital para os pacientes atendidos e não pode deixar de acontecer por falta de recursos. É urgente que os vereadores, a prefeitura, a comissão de saúde tomem providências para manter esse serviço essencial.
Lamentável saber que os governantes e secretários da saúde não estão nem preocupados por pessoas que pagam seus impostos em dia e que lutam por uma causa justa que é uma saúde pública digna em que todos tenham o direito de serem tratados seja qual for seu câncer ou patologia. Fico com muito desapontado pois votamos nesses governantes que acabam nem se quer ligando para as dores desses pacientes que lutam e que precisam do Instituto do Cancer Dr Arnaldo Vieira de Carvalho funcionando como sempre. Espero que políticos e governantes sejam mais solidários e que possam reverter essa situação de fechar as portas do hospital e milhares de familías fiquem desapontadas e tristes por saberem que vocês governantes são responsáveis por isso tudo!!!
Muitas famílias que tratam no hospital precisam de tratamento e as portas do hospital abertas!!
Fazendo com que fechem ou falte insumos, profissionais, medicamentos e etc, é a mesma coisa que deixar os pacientes morrerem!! E com isso tudo quem vai ser o culpado da história?? Vocês governantes e responsáveis pela saúde, que podem mudar isso!!
Todos nós cidadãos podemos fazer com que mude esse país para que seja melhor. Cada que faça sua parte nessa mudança!!
E com isso espero que vocês da política, secretário da saúde e governantes e responsáveis, façam sua parte e não deixem que o hospital Instituto do Cancer Dr Arnaldo Vieira de Carvalho feche as portas para sempre!!!!!
Lastimável saber que vidas passam por essas situações devido o descaso daqueles que juraram servir a população, uma tremenda falta de respeito. E gostaria de agradecer aqueles que de certa forma esteja tentando ajudar essa instituição que tanto serviu e serve a população e como municípe espero que alguma providência seja tomada para que não só essa, mas como tantas outras instituições possam continuar cuidando daqueles que necessitam sem precisar implorar recursos para executar suas tarefas.
Este instituto tem muita qualidade mesmo com a escassez de recursos a muitos anos, atente a população com câncer em qualquer estágio sem distinção, membros da minha família precisam destes serviços como uma parte da população que vivem uma luta constante pela vida. Espero que tenhamos uma solução dos nossos representantes , ou melhor escolhidos por nós, para uma solução acertiva e satisfatória para nossa população extremamente necessitada .