RenattodSousa
A Câmara Municipal de São Paulo realizou nesta segunda-feira (04) uma sessão solene em comemoração aos dez anos do Instituto do Desenvolvimento de Panificação e Confeitaria (IDPC), que atua na formação e na qualificação de profissionais para o setor.
Segundo o presidente do IDPC, Antero José Pereira, mil profissionais já passaram pelo instituto nesta década, que ajudou a atenuar a escassez de mão-de-obra no setor. Segundo a Associação das Indústrias de Panificação e Confeitaria de São Paulo (Aipesp), a panificação possui atualmente cerca de 25 mil postos de trabalho em aberto.
A panificação, nos últimos dez anos, tem crescido muito, tem se modificado, não só fisicamente, em suas instalações, mas tem apresentado novos produtos. E grande parte disso se deve ao nosso instituto, seu trabalho na qualificação da mão-de-obra, declarou Pereira.
A sessão foi presidida pelo vereador Toninho Paiva (PR), que elogiou a iniciativa pioneira. São dez anos de trabalho preparando jovens e adultos para o mercado. Nós quisemos valorizar essa iniciativa, que inclusive está sendo copiada em outros estados, comentou o parlamentar, que também ressaltou a importância do setor para a economia do país.
De acordo com a Associação das Indústrias de Panificação e Confeitaria de São Paulo (Abip), o setor é responsável 779 mil empregos diretos e 1,8 milhão indiretos. Ainda segundo a associação, a panificação está inserida entre os seis maiores segmentos da indústria brasileira, representando, aproximadamente, 36% da indústria de produtos alimentares e 6% da indústria de transformação.
O segmento registrou vendas de R$ 63 bilhões no ano passado, o que representa um crescimento de 12% em relação aos R$ 56 bilhões faturados em 2010.
O evento ainda contou com a entrega de placas homenageando o vereador Toninho Paiva, o deputado federal Arnaldo Faria de Sá (PTB), e o ex-deputado constituinte Fernando Leça, além da concessão de certificados para 24 empresas parceiras do IDPC.
(04/06/2012 21h52)