Nesta terça-feira (24/9), o IPF (Instituto de Educação e Direitos Humanos Paulo Freire) recebeu a Salva de Prata da Câmara Municipal de São Paulo pelo trabalho desenvolvido em prol de uma educação mais justa. A Sessão Solene para entrega da honraria, conduzida pelo vereador Manoel Del Rio (PT), ocorreu na sede da instituição, na zona oeste da capital.
Criado em 1991 e fundado oficialmente em 1º de setembro de 1992, o instituto é uma associação civil sem fins lucrativos, idealizada pelo próprio Paulo Freire, cujo objetivo é lutar por uma educação emancipadora, transformadora e humanizadora, combatendo todas as formas de injustiça, de violência, de preconceito, de exclusão, de degradação da comunidade de vida e da vida humana.
Hoje, a instituição também carrega e difunde o legado de Paulo Freire, declarado patrono da Educação Brasileira em 2012. “Eu recebo esse prêmio, não só eu, mas todas as pessoas que trabalharam nesse instituto e as pessoas que ainda trabalham nesse instituto, assim como a minha família, minhas irmãs e meu irmão. É uma grande honra para nós receber esse prêmio”, declarou Lutgardes Freire, filho de Paulo Freire.
“É fundamental que o nome de Paulo Freire seja cada vez mais conhecido, reconhecido. Então, essa Salva de Prata vem justamente no sentido de fortalecer a nossa luta em defesa do legado de Paulo Freire. Então, para nós, é muito importante, uma honra muito grande de receber essa honraria”, destacou Sonia Couto, do Centro de Referência do IPF.
“Sempre que somos reconhecidos, valorizamos demais e incentivamos que mais pessoas conheçam Paulo Freire e, sobretudo, a juventude. Temos hoje ações junto à juventude que mostram que o legado de Paulo Freire não vai parar nunca. E cabe a nós fazer esse esforço para, não só merecer este prêmio, mas também fazer com que sejamos pessoas capazes de fortalecer ainda mais esse legado”, pontuou Paulo Roberto Padilha, diretor pedagógico do Instituto Paulo Freire.
A Salva de Prata da Câmara Municipal de São Paulo é oferecida a instituições, organizações sociais, fundações ou entidades, como forma de destacar os serviços prestados para a cidade.
Propositor da honraria e presidente da Sessão Solene, o vereador Manoel Del Rio destacou a importância do reconhecimento à instituição e ao legado do educador. “Para mim é um privilégio poder homenagear o Instituto Paulo Freire e poder contribuir com a memória, e contribuir para que o método Paulo Freire seja implantado em todas as escolas. Eu não vejo saída para a educação fora do método Paulo Freire de aprendizado”, concluiu Del Rio.
Confira o álbum de fotos da Sessão Solene, disponível no Flickr da CMSP. Crédito: Lucas Bassi | REDE CÂMARA SP