Nesta quarta-feira (28/8), a Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher recebeu representantes do movimento SOS Hospital Geral São Mateus, zona leste de São Paulo. Moradores da região – composta pelos distritos do Parque São Rafael, São Mateus e Jardim Iguatemi – e aqueles que frequentam a unidade pediram ajuda aos parlamentares ao relatarem a precariedade dos serviços prestados e do atendimento médico.
Antônio Fernando da Silva Lima, membro do grupo de luta pelo Hospital São Mateus, explicou que a instituição passa por um momento muito crítico. “Temos feito várias reuniões pedindo melhorias. Precariedade total, parte do serviço do Pronto Socorro foi terceirizado, qualidade fraca para um hospital que é referência da região. Vive bem cheio e falta funcionário. Quem usa e precisa reclama”, concluiu.
Integrante do Conselho de Supervisão Técnica de Saúde de São Mateus, Rosane Monteiro afirmou que o Pronto Atendimento 24h não garante suporte suficiente. “Precisamos de mais um hospital para a região. A diretoria diz que 86% dos pacientes se sentem acolhidos, mas não é o retorno que temos. Falta atendimento adequado, há carência grande de funcionários. Precisamos ver pelo lado humano”.
O presidente da Comissão de Saúde, vereador André Santos (REPUBLICANOS), contou que o colegiado recebeu um ofício sobre o mal funcionamento do Hospital Geral São Mateus em razão do déficit de funcionários e da redução do atendimento à população. Ele garantiu que os parlamentares vão buscar explicações e cobrar por melhorias.
“Tomamos conhecimento hoje do que ocorre em torno do hospital que é estadual, mas está aqui dentro de São Paulo. Vamos listar todos os pontos apresentados para traçar os próximos passos. Vamos sentar com a equipe técnica da Comissão para ver o que podemos movimentar e acionar o Poder Público responsável a fim de ajudar e tranquilizar quem mora na região”.
Participaram da reunião os parlamentares: André Santos (REPUBLICANOS) – presidente, e Manoel Del Rio (PT). O encontro pode ser visto abaixo: