Na noite desta segunda-feira (6/5), a Câmara Municipal de São Paulo realizou a Sessão Solene de entrega da Medalha Tiradentes e do Diploma de Reconhecimento. Este ano, foram homenageados um investigador da Polícia Civil, um capitão da Polícia Militar e um inspetor da GCM (Guarda Civil Metropolitana).
O vereador Bombeiro Major Palumbo (PP) foi o presidente da solenidade. “Todos que atuam na segurança pública de São Paulo desenvolvem ações e possuem propósitos diferentes, e são lutas diárias. Eles desempenham papéis onde a população de São Paulo tem que estar protegida e essa é a missão deles. Nada mais justo que a Câmara Municipal possa homenagear esses heróis, homenagear quem defende a população”, falou.
“Esse reconhecimento para a gente da força de segurança demonstra que a Câmara Municipal apoia essa iniciativa do agente na rua, o trabalho que eles fazem. E é muito importante não só para o agente que está recebendo a medalha, mas para as corporações”, afirmou o inspetor superintendente e comandante geral da GCM, Agapito Marques, que fez parte da mesa.
O primeiro homenageado foi o inspetor superintendente da GCM, Luiz Antonio de Camargo Pereira. Formado em educação física e com especialização em gestão de pessoas, educação ambiental e formação desportiva, ingressou na Guarda Civil Metropolitana em 1992 e passou por todos os cargos da carreira da corporação.
Atualmente, ele está no Comando da Superintendência de Operações, setor responsável por todos os Comandos Operacionais e Inspetorias Regionais da capital paulista. “Eu fico muito honrado de poder receber essa honraria, de poder ser homenageado neste dia com a essa medalha tão importante e significativa, que eu sei que todos um dia almejam recebê-la, e eu estou aqui hoje com toda gratidão”, salientou Pereira.
O homenageado da Polícia Militar foi o capitão Renato Eduardo Vogel. Em 2023, atuou na coordenação e execução de diversas operações, incluindo o Carnaval, manifestações, shows, eventos esportivos e festivais, com colaboração dos órgãos municipais. “É com muito orgulho que eu recebo essa homenagem em nome de todos os policiais militares. Estou aqui com muita alegria e fico muito contente porque muitas vezes os policiais militares que trabalham na atividade fim não recebem o reconhecimento e aqui eu estou representando a todos e eu sei que essa Casa Legislativa nos têm com muito carinho e respeito”, frisou Vogel.
Da Polícia Civil, o integrante escolhido foi o investigador de polícia de classe especial, Osvaldo Tobia Neto. Ele mantém o podcast Diário de Polícia, que divulga nas redes sociais o trabalho da Polícia Civil por meio de entrevistas com autoridades policiais e policiais operacionais. “Para mim é uma honra representar a Polícia Civil de São Paulo que é a maior polícia do mundo. A gente é mágico na Polícia Civil porque hoje um policial trabalha por dez. Nós estamos lutando para que venham mais agentes para a Polícia Civil porque é sensacional, é maravilhoso estar na corporação”, disse o homenageado.
Medalha Tiradentes e Diploma de Reconhecimento
A premiação foi inspirada em Joaquim José da Silva Xavier, que ficou conhecido como Tiradentes, herói nacional na Inconfidência Mineira, e foi instituída por meio da Resolução nº 15, de 23 de dezembro de 2001, com objetivo de reconhecer os policiais civis, militares e guardas civis metropolitanos que mais se destacarem em ações benéficas à população paulistana.
Um representante de cada corporação é indicado, respectivamente, pelo delegado geral de Polícia, pelo comandante geral da Polícia Militar e pelo comandante geral da GCM.
Confira a Sessão Solene na íntegra no vídeo abaixo:
Acesse também o álbum de fotos da cerimônia, disponível no Flickr da CMSP. Crédito: Richard Lourenço | REDE CÂMARA SP