Nesta quarta-feira (23/8), foi realizada na Câmara Municipal de São Paulo a segunda reunião técnica do ObSANPA (Observatório de Segurança Alimentar e Nutricional). No encontro foi feita a apresentação do Comitê Técnico-Científico.
O ObSANPA foi criado na primeira quinzena de abril deste ano, faz parte de uma das vertentes do Comusan (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional), e tem como objetivo ser instrumento para subsidiar tomadas de decisão na criação de projetos do Poder Público e do terceiro setor, além de supervisionar a implantação, monitoramento e avaliação de políticas públicas.
A reunião foi feita em parceria entre a Frente Parlamentar Ambientalista e o Comusan. “O observatório nada mais é do que um lugar para você ficar de olho mesmo no que está acontecendo na política de segurança alimentar e nutricional na cidade e a gente quer ver com mais detalhes quem está passando fome, quem não sabe se vai ter o que comer, para pensar em políticas públicas a partir disso e para a gente do Legislativo isso é muito, ter esse retorno”, afirmou a integrante da Frente Parlamentar Ambientalista, Natália Chaves.
A presidente do Comusan, Vera Villela, afirmou que nos últimos meses o observatório identificou possíveis parceiros no processo de construção da informação sobre segurança alimentar e nutricional. Ela citou que no município já existem dados do GeoSampa, do Observa Sampa, do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional da Secretaria Municipal da Saúde, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.
“É isso que a gente está fazendo nesse momento, identificar o que já temos, como a gente traz isso para dentro do observatório e começar a construir informações, identificar quais serão os indicadores que vão trazer para a gente essas informações para que a gente possa fazer o acompanhamento ao longo do tempo”, explicou.
O conselheiro do ObSANPA, André Luzzi, apresentou os integrantes do Comitê Técnico-Científico e ressaltou que ele ainda está aberto e tem por finalidade servir como dinamizador das agendas, apontando as tendências conceituais e metodológicas, além de definir prioridades para atuação do observatório, que atualmente é composto por mais de 40 observadores, e apoiar a inserção do ObSANPA em redes e fóruns de estudos e pesquisas.
Entre as pessoas apresentadas estão profissionais da área da saúde, administração, pesquisadores e professores. “A gente está nesse momento de organização e estruturação e a gente precisa planejar e colocar metas a curto, médio e longo prazo para a gente ter um horizonte e quem vai estar focado em que”, destacou uma das integrantes do Comitê, a administradora Isabela Ferraz Davies.
Na reunião ainda foram discutidas as atualizações sobre projetos de estudos e pesquisas, e estratégias para formalização de convênios e parcerias, e a apresentação da minuta do decreto ou ato normativo sobre a Política e Sistema Municipal de Vigilância em Segurança Alimentar e Nutricional. Também participaram da reunião pesquisadores, conselheiros do Comusan e representantes da sociedade civil.
Para conferir a reunião na íntegra, clique abaixo: