São Paulo é a maior cidade nordestina do Brasil. A importância dessa população de migrantes e de seus descentes para o crescimento da maior capital do país, foi um dos motivos que levou a câmara municipal a entregar o título de cidadã paulistana a Ivete Pereira Moura. A iniciativa foi do vereador Jair Tatto (PT)
Dona Ivete, como é conhecida, nasceu em 1933, na cidade de Batalha, no interior de Alagoas. Mãe de nove filhos, desembarcou na capital em 1976 com o sonho de vencer na cidade grande.
Trinta e sete anos depois, após muita luta e dedicação, Dona Ivete é a mais nova cidadã paulistana. A história da Dona Ivete, da família Moura, é uma história muito parecida com a de milhões de brasileiros, de pessoas que vieram para São Paulo, venceram na vida, construíram seus filhos e construíram essa cidade. Então, nada mais justo do que essa homenagem, para uma pessoa simples, do povo, que conseguiu criar seus filhos com todas as dificuldades, e que venceram, disse o vereador Jair Tatto durante a cerimônia.
E Dona Ivete tem um motivo muito especial para estreitar ainda mais seus laços com a nossa cidade. Ela é mãe de um dos vereadores mais atuantes, principalmente na Zona leste, o vereador Senival Moura (PT).
Isso pra mim representa um orgulho muito grande, por todo o esforço que a minha mãe fez. Eu perdi meu pai quando tinha cerca de sete pra oito anos e ela acabou sendo mãe e pai de nove filhos, tendo que dar conta de tudo. Trabalhou muito. hoje ela encontra-se com 80 anos, deu condição de vida, deu educação para todos os filhos. Isso para ela é uma homenagem que nós resolvemos fazer por conta de tudo aquilo que ela representa para a nossa família, disse o vereador.
(30/11/2013 – 15h13)