A reunião da Comissão Extraordinária do Idoso e de Assistência Social desta terça-feira (4/10) tratou com o Executivo do andamento dos JOMI (Jogos Municipais da Pessoa Idosa), que deveriam ser retomados neste ano após um intervalo de dois anos da pandemia. No entanto, ainda não há perspectiva de data para o evento, segundo o secretário municipal de Esportes e Lazer, Carlos Vianna.
“A gente está fazendo um chamamento público para quantificar as pessoas que estarão engajadas nos JOMI. Ainda não temos data, mas acredito que em mais dez dias teremos uma posição final de datas e ações mais concretas que darão início aos jogos, contamos com recurso dentro da dotação orçamentária de eventos da pasta” respondeu o secretário ao presidente do colegiado, vereador Eli Corrêa (UNIÃO), que o questionou sobre a contratação da empresa promotora do evento.
“O andamento não está acontecendo a contento, porque gostaríamos de saber o dia dos JOMI, a dotação orçamentária. Mas como tudo deve ser discutido e estudado, vejo com bastante esperança que tudo ande mais rapidamente para que os jogos sejam realizados”, ponderou o vereador.
Um comitê organizador entre a sociedade civil e secretarias de governo está em formação para acompanhar os jogos. “A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania já indicou os assessores que vão integrar o comitê organizador e no momento estamos aguardando a chamada da reunião. Vamos sentar e conversar para fazer os JOMI”, declarou Renato Cintra, coordenador de Políticas para a Pessoa Idosa da pasta.
A editora do Jornal da 3ª Idade, Hermínia Brandão, pediu para melhorar a publicidade dos jogos a fim de garantir maior participação de idosos. Ela sugeriu a divulgação nos territórios por meio das Subprefeituras. “Nos anos de 2014 e 2015 tivemos amplos JOMI, feitos no Pacaembu, que envolveram toda a cidade. Desde então, temos tido os jogos todos os anos, porém com grupos menores de cerca de 300 pessoas, enquanto há cidades na Grande São Paulo fazendo encontros com 1.800 pessoas como Santo André, São Bernardo e Guarulhos, com mais de 2.000 participantes”, comparou.
A assessora de gabinete da Secretaria Municipal das Subprefeituras, Rosemeire Lopes, se comprometeu a propor a divulgação do evento para o titular da pasta, secretário Alexandre Modonezi. A representante da Secretaria Municipal da Saúde, Maria Aparecida Barbosa, da área técnica de saúde da pessoa idosa da pasta, afirmou que será possível divulgar os JOMI através do Programa de Saúde da Família.
A representante da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Juliana Gadine, da área técnica de idosos, disse que os jogos estão sendo divulgados nos serviços de proteção básica. O chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Cultura, Danillo Nunes, também declarou que a SMC divulgará o evento.
O coordenador do Fórum do Idoso de Pinheiros, Ariovaldo Guello, cobrou do Executivo a inclusão dos JOMI no calendário de eventos da cidade de SP, que ainda não aconteceu. De acordo com o secretário Carlos Vianna essa inclusão acontecerá no ano que vem.
Os vereadores da Comissão do Idoso e de Assistência Social também aprovaram um requerimento, de autoria do presidente Eli Corrêa (UNIÃO), para que a próxima reunião do colegiado (18/10) seja realizada com o tema: “30 anos do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa e políticas públicas do idoso.”
Também integraram a reunião, o vice-presidente do colegiado, vereador Gilson Barreto (PSDB) e o vereador Bombeiro Major Palumbo (PP), que ressaltou a luta da Comissão pelo retorno do direito à gratuidade do ônibus para idosos entre 60 e 64 anos a restabelecido a partir de janeiro do ano que vem.
Confira a reunião completa aqui.