Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da
Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e
políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que
necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.
Início » Notícias » Câmara realiza 2ª Jornada Paulista de Alzheimer
Nesta sexta-feira (6/09), a Câmara Municipal de São Paulo realizou a 2ª Jornada Paulista de Alzheimer, evento que ocorre sempre em setembro, mês de conscientização sobre o Alzheimer.
Com a presença de diversos especialistas, a jornada trouxe um panorama atual da doença, uma enfermidade neurodegenerativa progressiva. A ação foi uma iniciativa do vereador Gilberto Natalini (PV).
O evento contou com diversos palestrantes e temas que trataram de prevenção, tratamento, cuidados paliativos, por exemplo. O objetivo é tornar mais amena a vida de quem tem a doença neurodegenerativa.
Uma plateia formada por especialistas dos mais diversos campos da área da saúde, bem como cuidadores e familiares estiveram atentos às informações da doença. Atualmente ela atinge cerca de um milhão e quatrocentas mil pessoas somente no Brasil. E o caminho tem sido buscar medidas preventivas para o Alzheimer.
Para o neurologista e presidente da FEBRAZ (Federação Brasileira de Associações de Alzheimer), Rodrigo Schultz, algumas medidas podem tardar o aparecimento da doença, além de diminuir seu impacto. “Ao longo de toda a vida é possível exercer algumas atividades como, por exemplo, sociais, cognitiva, desenvolver uma escolaridade, um grau de desenvolvimento intelectual adequado. E a partir então da meia-idade, da terceira idade, seguir com essas tarefas. E a doença surgindo ou seus sintomas seria possível fazer então com que haja uma acomodação melhor, com os sintomas começando mais tardiamente.
“Os maus hábitos, não controlar a hipertensão, não controlar o diabetes, o tabagismo não controlado. A falta de atividade física e uma dieta não adequada. E o mais importante: a não estimulação do cérebro. Então realmente esses fatores fazem com que aumente a prevalência nessa população que não cuida desses fatores de risco. E a mulher tem maior incidência por viver mais”, afirmou Jean Pierre Alencar, geriatra e presidente da ABRAZ-SP (Associação Brasileira de Alzheimer).
A importância da Jornada Paulista de Alzheimer
Autor da Jornada Paulista de Alzheimer, o vereador Gilberto Natalini ressalta que o evento é fundamental porque o país está envelhecendo. E que é preciso cuidar para que seja um envelhecimento o mais saudável possível. “Queremos viver muito, cada vez mais, mas viver com qualidade de vida e, particularmente, com consciência, com raciocínio, com memória.
Precisamos enfrentar o Alzheimer porque afeta muita gente, tira as propriedades do homem na terceira fase da vida, idade mais madura. A informação é a primeira arma na saúde. Para produzir Projetos de Lei, pedir políticas públicas, para incentivar pesquisas, estudos, medidas que possam enfrentar o problema. O problema é grande, grave”, conclui.
Veja mais no vídeo abaixo:
ELYS MARINADA TV CÂMARA SP
Últimas notícias
Retrospectiva: Revisões do Plano Diretor da Lei de Zoneamento marcaram a 18ª legislatura