A Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente começou a debater nesta quarta-feira (10) como irá se engajar nas audiências públicas sobre o Plano Diretor Estratégico da cidade, que será renovado em 2013. O tema foi levantado pelo vereador José Police Neto (PSD), que levou ao colegiado um requerimento com um pedido ao Executivo e ao Fórum Suprapartidário por uma Cidade Saudável e Sustentável para que as audiências de avaliação, de propostas e devolutivas relativas ao Plano Diretor sejam realizadas em cada um dos 96 distritos.
A proposta do parlamentar foi questionada pelos vereadores Paulo Frange (PTB) e Nabil Bonduki (PT), que argumentaram que não haveria tempo e condições de realizar essa quantidade de reuniões. O parlamentar petista disse ainda que O Plano Diretor é global, vai exigir pensar a cidade como um todo. Para José Police Neto, a logística não seria problema, pois os subprefeitos poderiam se encarregar de agendar as audiências. Ele também defendeu o debate como uma etapa na elaboração de planos de distrito na cidade de São Paulo.
Outros membros da Comissão de Política Urbana, como Nelo Rodolfo (PMDB) e Toninho Paiva (PR) lembraram que algumas subprefeituras e entidades da sociedade civil já começaram a chamar a população para discutir o Plano Diretor Estratégico, realizando treinos para as audiências futuras.
Mas não é muito saudável o excesso de treino, pontuou o presidente do colegiado, Andrea Matarazzo (PSDB), sobre os tais debates. Para ele, a Comissão deveria estar presente nesses encontros.
A Comissão irá deliberar na próxima reunião sobre as audiências públicas. Na mesma data será instalada a Subcomissão da Copa do Mundo, como anunciou Andrea Matarazzo.