Nesta terça-feira (11/08), o Programa de Visitação da Câmara Municipal de São Paulo recebeu, para tour guiado pelas dependências da Casa, 30 jovens ingleses, que concluíram recentemente o Ensino Médio em seu país. A visita é uma iniciativa do Projeto Primeiros Ministros do Mundo (“The Prime Minister’s Global Fellowship”), do governo britânico, em parceria com o Colégio São Luís.
Recebida pelo vereador Claudio Fonseca (PPS) e pela equipe do Centro de Comunicação Institucional 1 (Eventos), a delegação de intercambistas está realizando experiências de visita a países em desenvolvimento como Brasil, Índia e China para conhecer a realidade dessas nações com a finalidade de produzir um documento a ser endereçado ao primeiro-ministro inglês, Gordon Brown. British Council e Consulado inglês também cuidam da estadia da delegação.
Nas duas primeiras semanas do projeto, das seis previstas no Brasil, a delegação recebeu aulas de Cultura Brasileira e Língua Portuguesa no Rio de Janeiro, além de realizarem visitas a programas sociais.
Esses jovens estão hospedados na casa de estudantes do Ensino Médio do Colégio São Luís. Claudio Fonseca fez exposição sobre a estrutura do Poder Legislativo municipal e sobre o papel do vereador. Asiya Elgady, de 18 anos, e seu colega Abdulrahman Jama, de 19, quiseram saber de Fonseca como concilia a atuação parlamentar com a profissão de professor e como o magistério contribuiu a ele defender a educação na Câmara. “O professor não deve ser a única pessoa a falar de educação mas quem está no meio tem melhores credenciais para representar os assuntos educacionais. Eu estava em sala de aula em regência até o ano passado, mas não é possível conciliar o mandato com o magistério”, esclareceu Fonseca.
A estudante Renata Falavina, do 2º ano do Colégio São Luiz, de 16 anos, questionou a qualidade precária da educação no Município, apontando que os projetos “nunca saem do papel”. “Para garantir vagas para todos foi relegada a questão da qualidade [durante muito tempo]. Era uma política de edificação. O nosso tempo e o dos americanos e europeus são diferentes”, respondeu Fonseca.
Balanço do programa
“Vermos um programa como esse de um país que traz a sua juventude para conhecer o desenvolvimento, os aspectos da cultura, do processo legislativo de um outro país talvez seja motivo de inveja para os brasileiros. Creio que assim eles estão preparando esses jovens para o futuro, para serem cidadãos plenos e até terem poder de mando. Para mim foi uma experiência diferenciada. Talvez nós façamos um intercâmbio mandando os nossos jovens que terminaram o Ensino Médio para conhecerem o país deles”, comenta Fonseca à nossa reportagem.
“Quando eles voltarem para a Inglaterra, eles vão ser recebidos pessoalmente pelo primeiro-ministro Gordon Brown. A ideia é saber como é que vão ser as relações Brasil-Inglaterra no futuro. O começo de relacionamento de entender as diferentes culturas é o que vai determinar provavelmente como é que vai ser o comércio e as relações culturais entre esses países daqui há alguns anos. Terminando esses período de experiência nas casas dos estudantes do Colégio São Luiz, eles vão trabalhar em empresas multinacionais inglesas, vão ter uma ideia de como é trabalhar no Brasil”, conta Tuna Serzedello, professor de teatro e coordenador de projetos culturais do Colégio São Luiz.
Os estudantes ingleses, como George Meagher, de 19 anos, terminaram a visita conhecendo o Plenário Primeiro de Maio, onde assistiram à sessão ordinária. Os intercambistas do Programa e os alunos do São Luiz foram saudados com uma salva de palmas por parte dos vereadores.
Transmissão de reportagem alusiva à visita pode ser assistida na TV do Colégio São Luís no endereço http://www.saoluis.org/tvsaoluis/
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