pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Julho Amarelo: Um alerta sobre as hepatites virais

Por: IARA SILVA E KAMILA MARINHO - HOME OFFICE

2 de julho de 2021 - 09:00

Categorias

Julho Amarelo é o mês de prevenção e conscientização sobre as hepatites virais. Criada em 2015 pelo MBHV (Movimento Brasileiro de Luta Contra as Hepatites Virais) e pela SBH (Sociedade Brasileira de Hepatologia), a campanha foi oficializada pelo Poder Público na Lei federal nº 13.802, de 10 de janeiro de 2019, que reforça ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais.

A escolha do mês de julho está ligada ao Dia Mundial da Luta Contra Hepatites Virais, celebrado anualmente em 28 de julho desde 2010, quando a pedido do Brasil, a OMS (Organização Mundial da Saúde) instituiu a data. A cor está ligada a um dos sintomas característicos de quem está acometido pela doença, como pele e os olhos amarelados.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, estima-se que mais de 500 mil pessoas estão infectadas pelo vírus da hepatite C, muitas sem saber do diagnóstico, que quando feito de forma tardia, pode evoluir para uma doença mais grave como a cirrose ou algum tipo de câncer.

Em São Paulo, dados da Secretaria Municipal de Saúde apontam que existem quase 82 mil pessoas com Hepatite C na cidade, mas desde 2000 apenas 30.729 (37,3 %) casos da doença foram descobertos, confirmados e notificados no SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação), ferramenta que serve para notificar casos de aids, hepatites virais e algumas doenças sexualmente transmissíveis, além de controlar o registro e o processamento desses dados em todo o território nacional. No ano passado, 230 casos do tipo C da doença foram notificados.

Plano de Eliminação das Hepatites Virais

O município de São Paulo integra o Plano Nacional de Eliminação das Hepatites Virais até 2030. O desafio é a redução de 90% de novas infecções por hepatites virais B e C e redução de 65% na taxa de mortalidade associada às hepatites virais B e C. Para atingir a meta, a capital promove a vacinação da hepatite B para todas as idades e oferece o teste rápido para hepatites B e C.  O tratamento da hepatite C é gratuito para todos os portadores da doença na rede municipal.

Programação da SBH

Durante todo o mês de julho, a SBH (Sociedade Brasileira de Hepatologia) vai alertar e divulgar informações sobre as Hepatites Virais. Fique atento as datas e locais para testagem das hepatites virais B e C.

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar