Celebrado anualmente em 6 de junho, o Dia Nacional de Luta contra Queimaduras foi instituído por meio da Lei federal nº 12.026/2009. Por causa dessa data, o Junho Laranja também representa a temporada de campanhas de âmbito nacional voltadas para a conscientização sobre prevenção de queimadura e conduzida por diversas instituições da sociedade.
A SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica) coloca como objetivo “sensibilizar a população sobre a importância de se prevenir contra as queimaduras e suas consequências”. Segundo a associação, há cerca de 150 mil internações anuais causadas por acidentes desse tipo no Brasil, sendo que 30% dos casos são de crianças, mais vulneráveis a acidentes domésticos.
De acordo com a SPSP (Sociedade de Pediatria de São Paulo), neste mês também há um aumento de ocorrências devido às comemorações de festas juninas, pela utilização de fogos de artifício e maior um risco de acidentes, razão que torna a conscientização ainda mais importante.
A SPSP define queimadura como “toda lesão causada pelo contato com agentes externos, que podem ser térmicos (ex: fogo, líquidos quentes, vapores ou radiação), químicos (substâncias ácidas e alcalinas), elétricos ou biológicas (por exemplo: taturanas)”.
Em jovens, o tipo de caso mais frequente é queimadura por escaldamento, ou seja, com a presença de líquidos quentes em contato com o corpo da criança e que geralmente ocorre em ambiente doméstico.
O que fazer em caso de queimadura
Primeiramente, deve-se lavar o local com água corrente por até 15 minutos. Em caso de acidente com produtos químicos, é indicado limpar a área e retirar todo o produto antes de lavar. Não é recomendado estourar bolhas, ou usar pomadas, creme dental, clara de ovo, café e outras receitas caseiras.
Caso necessite de socorro, o paciente deve procurar uma UBS (Unidade Básica de Saúde) ou serviço de urgência. A rede municipal conta com um importante centro de referência que atende todo Estado, o Centro de Tratamento de Queimaduras do Hospital Municipal Dr. Cármino Caricchio, no Tatuapé, localizado na zona leste. Em situações mais graves, deve-se acionar o Samu pelo telefone 192 e seguir as instruções até a chegada da ambulância.