Registrando queda nas arrecadações de doação de sangue, a Fundação Pró-Sangue realiza no sexto mês do ano a campanha Junho Vermelho para incentivar as doações e também celebrar o Dia Mundial do Doador, que é celebrado no dia 14.
O hoteleiro, Renan Gonçalves de Souza, 37 anos, é doador há mais de 10 anos e sentiu na pele a importância da doação quando o pai precisou passar por uma transfusão de sangue. “A gente nunca doa querendo receber, mas quando acontece com alguém próximo é comovente porque é algo que não tem como comprar. A doação de sangue tem que ser de forma espontânea e muitas vezes você doa para pessoas que desconhece e isso é um ato de altruísmo muito grande”, disse.
Sabendo da importância da doação desse líquido tão precioso, Renan faz questão de doar sangue quatro vezes ao ano. Entre as datas escolhidas para a ação de solidariedade ele sempre opta pelo mês de junho porque sabe que quando as temperaturas caem as doações também despencam. “Nessa época de frio sempre falam que os estoques ficam mais baixos e que a gente precisa reforçar a doação. Por isso, é importante doar no ano todo, mas no inverno temos que ter um pouco mais te atenção”, destacou.
Dados da Fundação Pró-Sangue confirmam a queda de doação no inverno. Atualmente os estoques da instituição estão a baixo de 50%, mas a expectativa é que esse índice diminua ainda mais com a chegada do frio, atingindo até 20%. Alguns tipos já estão em situação de emergência como O-, O+ e B-.
“Para se ter uma ideia a gente vem trabalhando em regime de emergência e com isso nosso estoque atende somente a necessidade do dia, bem diferente de quando estamos próximo dos 100% que conseguimos manter estoque para atendimento de três dias”, explicou a médica da instituição Fátima Nogueira.
Ainda segundo a médica, há meses a Fundação não consegue atingir a meta de arrecadação para atender a demanda de aproximadamente 100 hospitais públicos da região metropolitana que dependem das doações. “A gente tem uma meta de coletar em torno de 10 mil bolsas de sangue por mês e a muito tempo não conseguimos atingir apesar de todos os nossos esforços”, destacou.
A médica explica que para ser doador é muito simples: é só ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 quilos e estar em boas condições de saúde. “Além de seguir esses critérios é importante que o doador leve no momento da doação um documento com foto”, finalizou a médica.
Serviço
A Fundação Pró-Sangue possui cinco postos de coleta localizados em São Paulo, Osasco e Barueri. Todas as bolsas de sangue coletadas nesses locais são direcionadas para a central, localizada no Hospital das Clínicas de São Paulo, onde são fracionadas e ficam aguardando liberação para serem distribuídas aos hospitais da rede pública estadual e demais instituições abastecidas pela Pró-Sangue.
Para realizar a doação é importante fazer agendamento on-line antes de comparecer no local da doação de sangue, através do endereço https://prosangue.hubglobe.com/
Posto Clínicas
Endereço: Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155, 1º andar, Cerqueira César
De segunda a sexta, das 8h às 17h30
Sábados, feriados e emendas, das 8h às 16h.