Em comemoração ao Dia Nacional da Justiça, a Sociedade Heráldica e Humanística prestou uma homenagem a profissionais de destaque na área. A solenidade foi realizada nesta segunda-feira (11/12) na Câmara Municipal de São Paulo.
O evento também fez uma alusão à criação da ‘Ordem de Saint Yves de Treguier’, ou simplesmente Santo Ivo, patrono dos advogados e magistrados. O nome, aliás, foi o mesmo que batizou, não por acaso, um dos maiores juristas brasileiros: Ives Gandra Martins. Aos 82 anos, ele foi um dos homenageados da noite, e aproveitou para fazer uma reflexão sobre o momento do Judiciário no País.
“Tenho a impressão que chegou o momento de uma reflexão maior sobre a harmonia e separação dos poderes. Até que ponto a Justiça pode intervir, invadindo competências de outros poderes, como o Legislativo e o Executivo? Neste momento de turbulência, em que há invasões de competência, e no momento em que o País precisa que cada poder exerça sua devida função, uma análise sobre o papel do padroeiro dos advogados é muito válida. E creio que hoje trouxemos um pouco dessa reflexão aqui para a Câmara”.
O ex-ministro da Justiça José Gregori também chamou a atenção para o momento atual do da Justiça brasileira.
“É sempre uma grande oportunidade comemorar o Dia da Justiça e ligar o tema ao exemplo e à vida de Santo Ivo, nosso patrono, que defendeu muito a Lei, mas nunca quis se sobrepor a ela, e nem escondê-la com argumentos falaciosos. No Brasil, a Justiça é independente e tem que continuar sendo assim, mas sempre seguindo a Lei. Sem nenhuma pressa de querer entrar para a história, mas também nenhum atraso de ficar aquém da história”.
O advogado Antônio Penteado Mendonça, que também recebeu a homenagem, discorreu sobre o papel da categoria em um momento delicado da política nacional.
“Como advogado me orgulho profundamente da minha profissão. Porque o advogado é que dá voz a quem não tem diante dos poderosos. O Brasil atravessa um momento complicado da sua história. Por um lado há um trabalho excepcional da Lava Jato, mas ao mesmo tempo ela tem aberto portas para alguns excesso praticados em nome da Justiça. A justiça é a Lei, nem mais nem menos. E nesse contexto o advogado tem um papel fundamental”, disse.
O presidente da Sociedade Heráldica e Humanística, comendador Dom Galdino Cochiaro, explicou que foi a primeira vez que a comenda ‘Ordem de Saint Yves de Treguier’ foi entregue na Câmara Municipal.
“A Soberana Ordem do Mérito de Sain Ives está sendo instalada hoje. Além disso, comemoramos o Dia da Justiça e trouxemos várias pessoas de diversas regiões do país para lembrarmos a data e também para darmos a honra ao doutor Ives Gandra, que é o nosso chanceler-mor e está conosco há 30 anos. Não só a ele, mas também ao ex-ministro Gregori e ao Penteado Mendonça, que representa tão bem a classe dos advogados”.
A solenidade, que ocorreu no Plenário da Câmara, teve o apoio do gabinete do vereador Gilberto Natalini (PV).