pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Juscelino quer identificar quilombos urbanos

17 de janeiro de 2011 - 15:31

Categorias

Juvenal Pereira
Juscelino_Gadelha_-_noticia-_JP_3884
Finalidade da proposta é identidade cultural e territorial da população afrodescendente

O vereador Juscelino Gadelha (PSDB) apresentou projeto que estabelece diretrizes para identificar quilombos urbanos na cidade de São Paulo. A proposta (PL 13/2009) foi aprovada em primeira fase de votação. O projeto prevê identificação geográfica, paisagística, cultural, étnica, culinária, arquitetônica, arqueológica, memória oral, religiosa, entre outras.

Quilombos urbanos consistem no conjunto de lotes, quadras e /ou remanescentes de resistência cultural de povoação predominantemente afrodescendente no Município. Uma vez identificados oficialmente pela Coordenadoria Especial de Assuntos da População Negra (da Secretaria Municipal de Participação e Parceria) e do Departamento de Patrimônio Histórico (da Secretaria Municipal de Cultura), os quilombos serão enquadrados nas Zonas Especiais de Proteção Cultural (ZEPECs).

Como foi amplamente divulgado pelos jornais Folha de S.Paulo e O Estado de S. Paulo, quando noticiado a existência de possível conjunto de quadras no bairro de Pirituba, com considerável número de famílias afro-descendentes, havendo indícios de um remanescente de um quilombo urbano, faz-se necessário uma regulamentação da matéria, justifica o vereador Juscelino. 

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar