pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Kassab sanciona PL de Jamil Murad que divulga serviços de saúde da Mulher

20 de julho de 2009 - 01:55

Categorias

 

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), sancionou o Projeto de lei 279/2009 do vereador Jamil Murad (PCdoB) que cria um guia com informações e endereços das unidades de saúde e hospitais que atendam a população feminina na assistência ao Pré-natal, parto, câncer de colo de útero e de mama, violência, drogas e fornecimento de remédios, entre outras especialidades.

O vereador Jamil Murad defende políticas de prevenção como prioritárias nas ações de assistência à saúde da mulher. De acordo com o parlamentar, cerca de 90% dos casos de mortalidade materna, por exemplo, poderiam ser evitados se o acesso aos serviços disponíveis fossem amplamente divulgados e as pacientes atendidas em tempo hábil. “Precisamos encontrar caminhos para melhorar a assistência pública à mulher, defendendo uma política de atendimento integral que respeite as particularidades da população que vive em São Paulo”, afirmou Jamil.

 A Lei 14.959, de 16 de julho de 2009, foi publicada hoje no Diário Oficial da cidade de São Paulo. A Secretaria Municipal de Saúde será responsável por confeccionar o guia e distribuir em unidades de saúde, hospitais públicos municipais, escolas e creches municipais, e demais órgãos ligados direta e indiretamente ao Sistema Público Municipal de saúde.

De acordo com Rozina Conceição, Coordenadora estadual da União Brasileira de Mulheres, a lei 14.959, de autoria do vereador Jamil Murad, será fundamental para que as mulheres possam exigir os direitos ao atendimento à saúde na rede municipal. “Sabemos que muitas vezes as mulheres são vítimas de doenças como o câncer por desconhecimento do tratamento e dos locais que oferecem essa assistência. A distribuição do guia em postos de saúde, escolas e creches é importantíssima. Ter a informação na mão é a base para saber lutar pelos direitos”, concluiu Rozina.

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar