A Câmara Municipal de São Paulo sediou, nesta sexta-feira (6/10), o lançamento do Conselho Estudantil, uma iniciativa do vereador Celso Giannazi (PSOL), que reúne estudantes e professores para discutir melhorias na educação pública e na estrutura das unidades de ensino do município de São Paulo.
Leticia Aparecida, presidente do Grêmio Estudantil da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Milton Ferreira, ressalta a importância do Conselho. “Eu sou presidente do Grêmio há dois anos, já estou no segundo mandato. Eu acho que é de uma importância geral para todos os alunos, principalmente o pessoal da nossa escola, onde eles conseguem ter experiência com outras pessoas, trabalhar em equipe e também aprender, como aqui na Câmara, estamos aprendendo bastante”.
O vereador Celso Giannazi, organizador do conselho, destacou a importância de trazer os adolescentes para dentro da Câmara Municipal. “Olha, trazer as crianças, os adolescentes para dentro da Câmara Municipal, esse espaço, que é um espaço do povo, para que eles possam fazer essa discussão da cidade, da escola, primeiro começando da escola, vendo a cidade e vendo toda a situação do país. Hoje está inaugurando o Conselho Estudantil com o Grêmio das escolas, que é para discutir as políticas públicas, porque é através da Câmara Municipal, onde são feitas as leis que mudam a vida das pessoas que precisam participar”.
O evento busca debater propostas de melhorias nas unidades de ensino, apoiar os alunos participantes dos grêmios estudantis e refletir sobre os problemas presentes no ensino público. Caio Gabriel, diretor de finanças do Grêmio Estudantil da EMEF Chácara Turística, falou sobre a importância de os adolescentes terem voz na sociedade.
“Tendo escutado todos os discursos, foi o que me motivou a falar sobre as nossas escolhas. Os nossos adolescentes não são vistos na sociedade, não são ouvidos na sociedade. A própria escolha do Ensino Médio foi feita totalmente sem a nossa escolha, é algo que nós precisamos nos preocupar, mesmo que nós sejamos adolescentes, é importante que nós não desistamos das nossas escolhas”.
Cinco escolas municipais participaram do evento, são elas: EMEF Milton Ferreira de Albuquerque, Prof. EMEF Olavo Fontoura, EMEF Rui Bloem, EMEF Chácara Turística e o CEU EMEF Vila do Sol. O público-alvo são estudantes do 7º, 8º e 9º ano.
Roberto Silva, professor da EMEF Milton Ferreira, diz que há necessidade de que os alunos entendam a política, especialmente na periferia. “A gente percebe que os alunos precisam disso, principalmente da periferia, onde eu moro e dou aula, eles precisam entender o que é a política, como se faz política na rua, na escola, no bairro”.
O lançamento do Conselho Estudantil contou com a participação do deputado estadual Carlos Giannazi (PSOL-SP). Confira abaixo o evento na íntegra: