pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Lei que proíbe celular em bancos é sancionada

29 de agosto de 2011 - 10:37

O prefeito Gilberto Kassab sancionou o projeto de lei 132/2010, da vereadora Sandra Tadeu (DEM), que proíbe o uso de telefone móvel no interior das agências bancárias de São Paulo. A sanção foi publicada no Diário Oficial de sábado (27).

A lei, de número 15.429, já está em vigor e prevê multa no valor de R$ 2.500 aos bancos em caso de descumprimento da determinação. Se houver reincidência, a punição sobe para R$ 5 mil, atualizada de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

De acordo com a justificativa do projeto de lei, o objetivo é evitar que, por meio de ligações feitas por telefone celular, cúmplices de criminosos repassem informações sobre saques, possibilitando assaltos e sequestros-relâmpagos.

“Outros municípios, como Campinas e Franca, já têm a lei em vigor. São Paulo é a principal cidade da América Latina e precisa ser referência, principalmente quando o assunto é segurança pública”, defendeu Sandra Tadeu, acrescentando que “as famosas saidinhas de banco fazem muitas vítimas todos os dias na Capital”.

A lei também restringe o uso do telefone para o envio de mensagens de texto e de voz.

As agências bancárias e organizações similares devem, agora, afixar informativos em pontos visíveis para que os clientes conheçam as novas regras.

(29/08/2011 – 10h38)

 

 

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar