A Câmara Municipal de São Paulo entregou na noite desta sexta-feira (26/4), o Título de Cidadã Paulistana à Maria Cassiodoria de Lourdes Gois de Arruda, mais conhecida como Dona Lourdes. A homenageada veio da Paraíba em 1957 com 18 anos de idade, desde então, realiza trabalhos voluntários nas áreas da zeladoria e saúde no bairro Pedreira, zona sul da capital.
Em 2019, após perder o filho de 19 anos assassinado, batizou a associação onde lidera uma equipe de voluntários com o nome de “Casa do ITA”, ONG que oferece cursos de karatê, ballet, capoeira, artesanato, dança, terapia e há ainda a entrega de utensílios básicos, leite, cestas básicas às famílias da região.
“Eu nunca imaginei receber uma homenagem tão especial como essa. Eu estou muito feliz. A honraria da Câmara Municipal foi proposta pelo vereador Sidney Cruz (MDB). Ele é padrinho do grupo de voluntariado liderado por Dona Lourdes e conhece de perto a batalha da homenageada no combate à desigualdade e à pobreza. Passa um filme em minha cabeça, tem partes boas e partes ruins. É muito emocionante rever tudo isso”, agradeceu Dona Lourdes.
“Ela infelizmente perdeu um filho jovem e continuou a realizar trabalhos sociais na região da Pedreira. Hoje ela atende dezenas de crianças, adolescentes e famílias inteiras com diversos programas continuados. Dona Lourdes se coloca à disposição da população mais vulnerável. Ela é um exemplo vivo do que é empatia. Uma justa homenagem”, afirmou o proponente.
A Sessão Solene que aconteceu no Salão Nobre do Legislativo paulistano e contou com a presença de familiares, da comunidade, de assistidos da ONG liderada por Dona Lourdes e de familiares da nova cidadã paulistana.
Clique aqui e confira a íntegra da Sessão Solene.
Veja também o álbum de fotos da cerimônia, disponível no Flickr da CMSP. Crédito: Richard Lourenço | REDE CÂMARA SP