pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Líder sindical, Adelço de Almeida recebe Título Póstumo de Cidadão Paulistano

Por: MARCO CALEJO
DA REDAÇÃO

9 de dezembro de 2023 - 19:11
André Bueno | REDE CÂMARA SP

Na tarde deste sábado (9/12), a Câmara Municipal de São Paulo prestou uma homenagem póstuma a Adelço de Almeida (1920 – 1994) com a entrega do Título de Cidadão Paulistano. A Sessão Solene aconteceu na subsede do Sindicato dos Químicos de São Paulo, em São Miguel Paulista, zona leste da capital paulista.

Adelço nasceu na Bahia e migrou para a cidade de São Paulo ainda jovem, com 14 anos de idade. Na capital, atuou como liderança sindical defendendo os interesses da classe operária. O homenageado presidiu o Sindicato dos Químicos de São Paulo de 1956 a 1964.

A Sessão Solene foi presidida pelo vereador Hélio Rodrigues (PT), autor do projeto que propôs a honraria. Durante a sessão, o parlamentar lembrou da história de Adelço e da importância dele para os trabalhadores da indústria química e plástica. “Ele dirigiu uma greve importantíssima para nós: a greve de 1957 – que lutava pelo 13° salário. Essa homenagem é justa e está no momento certo”.

Hélio Rodrigues contou ainda que Adelço de Almeida trabalhou em diferentes empresas ao longo dos 60 anos vividos na capital paulista, porém foi em uma indústria instalada em São Miguel Paulista que ele ganhou o reconhecimento da classe operária. “Ele migrou da Bahia, trabalhou em outras empresas, mas a sua grande militância foi como trabalhador da Nitro Química”.

O Título Póstumo de Cidadão Paulistano foi entregue para Simone de Almeida, uma das netas. “Para mim é muito gratificante ter o reconhecimento de uma liderança negra e nordestina, que teve uma atuação muito forte aqui em São Miguel Paulista. Representa também uma etapa da história que até então não tinha o tal reconhecimento”.

Adriana de Almeida, outra neta presente na solenidade, agradeceu a homenagem prestada ao avô. “Meu avô foi maravilhoso. Ele era um líder nato. É muito orgulho que eu tenho dele”.

Além de familiares, amigos de Adelço de Almeida acompanharam a cerimônia. Valdemar da Natividade contou como eles se conheceram. “Conheci o Adelço na porta da fábrica lutando. Quando eu comecei a participar do Sindicato, foi ele que influenciou a participar das lutas”.

Confira abaixo a galeria de imagens da Sessão Solene. O álbum completo está disponível no Flick da CMSP:

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar