Divulgação
Lideranças, empreendedores, voluntários e pessoas ilustres do bairro de Pirituba receberam nesta terça o Diploma de Gratidão da Câmara Municipal de São Paulo em sessão solene realizada pelo vereador Paulo Frange (PTB), em parceria com a Associação Comercial Noroeste, que reuniu mais de 150 pessoas.
O evento comemorou os 128 anos de fundação do bairro e homenageou também os finalistas e vencedores do Natal Iluminado, concurso realizado na época natalina que promove a iluminação de praças, edifícios, comércios e residências na região.
“Guardem essa homenagem, mostrem para os filhos e para os netos, pois representa o reconhecimento em vida pelo que foi realizado de positivo, sendo que é comum em nosso País se homenagear apenas quem já faleceu. Esse é um momento único na vida de cada um, disse Frange.
PIRITUBA: 128 ANOS
A história de Pirituba teve início nos idos do século 19, com a expansão do café no Estado de São Paulo. Sua produção era escoada via linha férrea até o Porto de Santos, o que levou a São Paulo Railway Company companhia inglesa de transporte ferroviário a inaugurar, no dia 1º de fevereiro de 1885, uma estação ferroviária, denominada Pirituba, para dali retirar o café produzido em fazendas locais.
O nome dado à estação pelos técnicos ingleses deveu-se a existência nesse local de uma vegetação abundante denominada Piri (também conhecida como taboa, ou capim grosso); tuba, na língua tupi-guarani, significa “muito”. Pirituba literalmente significa local de muita taboa.
Confira a lista de homenageados
– Onofre Almeida da Mota, Aposentado/pecuarista/ construtor.
– Elisio Cardoso Macambira, profissional do ramo de lutas.
– Adriano Celestino de Goes Filho Tuca, atual com escola de futebol.
– Marcelo Mora, presidente da União Social São Domingos.
– Sueli Aparecida Gomes Garcia, presidente da Associação Moradores do Jardim dos Pinheiros.
– Nelson Américo de Godoy, Jornalista, professor historiador do bairro.
– Milton Carvalho Moura, empresário do ramo de estética e belez.
– Roberto Cannelo Marques, empreendedor no ramo de educação.(Da Redação)
Jeldean Silveira
(11/03/2013 – 21h)