Sacerdotes, sacerdotisas e federações de religiões de matriz africana foram homenageados em um encontro realizado na noite desta segunda-feira (23/11) no Plenário Primeiro de Maio, da Câmara Municipal. A iniciativa do evento foi do vereador Netinho de Paula (PDT), em parceria com o FOESP (Fórum das Comunidades de Terreiro e de Tradições de Matriz Afro-Brasileira do Estado de São Paulo).
Cerca de 50 certificados de Honra ao Mérito pela Manutenção Cultural de Matriz Africana foram destinados a pessoas e organizações que trabalham em defesa e manutenção da cultura negra, pela tolerância às religiões de matrizes africanas e pela cultura de paz. “Estamos aqui hoje valorizando a cultura negra em sua mais alta essência, que é a religiosa”, afirmou o presidente da FOESP, Eduardo Brasil.
Entre os homenageados, o advogado e assessor jurídico da FOESP, Fernando Quaresma, ressaltou a importância de ser homenageado na Câmara. “É um dia especial para mim e especialmente para nossa religião, que muitas vezes é deixada à margem, então ocupar os espaços públicos é muito importante”, disse.
O presidente do Conselho da Comunidade Negra, Marco Antonio Zito Alvarenga, que também foi homenageado, destacou que o reconhecimento é importante para conscientizar as pessoas do direito à liberdade de expressão. “Estamos vivendo em momento difícil de intolerância e preconceito. Na medida em que protegemos e colocamos em prática um preceito constitucional de liberdade de expressão, temos que ressaltar isso. E dizer: todos nós temos direto de manifestarmos nossos credos e sermos respeitados”, destacou.
“Hoje temos aqui a igualdade e o respeito à diversidade. São pessoas que comprovam que com respeito e humildade conseguimos manter viva a cultura, a fé e a união do nosso povo”, afirmou o vereador Netinho.
Prestigiaram as homenagens o vereador Laércio Benko (PHS), a deputada estadual Clélia Gomes (PHS) e o Secretário Municipal Adjunto de Promoção da Igualdade Racial, Elizeu Soares Lopes.