A limpeza dos piscinões da subprefeitura de São Mateus, Zona Leste, foi tema da CPI das Enchentes, nessa quarta-feira (15/09). O vereador Adilson Amadeu (PTB), presidente da Comissão, mostrou fotos de piscinões sujos. Além disso, os assessores da CPI não encontraram nenhum fiscal da subprefeitura nos locais. A limpeza dos reservatórios esta a cargo da empresa Anastácio. A região abriga seis piscinões: Aricanduva 1, 2, 3, Limoeiro, Caguaçu e Inhumas. “Fazemos limpeza regularmente, mas estes locais são nosso ‘calcanhar de aquiles’ pela quantidade de água que nós recebemos”, explicou o subprefeito de São Mateus, Ademir Aparecido Ramos. Preocupado com a fiscalização da empresa, o subprefeito justificou: “Recentemente mudamos o coordenador de obras e o fiscal de contrato”. Ramos disse também que os piscinões parecem estar sujos, mas foram limpos. “Logo após uma chuva é quase impossível que todos estejam limpos”, informou.
Carlos Tatsuo Hoshii, coordenador de Projetos e Obras da Subprefeitura de São Mateus falou do piscinão Caguaçu que apresenta alto grau de sedimentação. “Pelo contrato, a empresa deve retirar oito mil toneladas por mês e isso é insuficiente”, disse Hoshii.
Apesar das justificativas, o vereador Amadeu desabafou: “As empresas contratadas não fazem o serviço que deve ser feito na cidade de São Paulo”.
Os subprefeitos José Francisco Gianoni (Jaçanã/Tremembé) e Regis Gehlen de Oliveira (Butantã) também prestaram esclarecimentos.
Participaram da reunião os vereadores: José Police Neto (PSDB); Alfredinho (PT); Abou Anni (PV); Adilson Amadeu ; Wadih Mutran (PP), relator; Zelão (PT); Quito Formiga ( PR); e Natalini (PSDB).
|