pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Livro “Descobrir-se autor”, elaborado por alunos da rede municipal, é lançado na Câmara

Por: - DA REDAÇÃO

27 de outubro de 2017 - 15:06

Luiz França/CMSP

Lançamento do livro “Descobrir-se autor” no auditório Prestes Maia

Alunos de diferentes escolas da Rede Municipal de Ensino lotaram a Câmara Municipal de São Paulo nesta sexta-feira (27/10) para participar do lançamento da segunda edição do livro “Descobrir-se autor”, com o tema “Proteção e Defesa dos Animais”.

O livro conta com poemas escritos por estudantes que participaram da Semana de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura – criada a partir de um Projeto de Lei de autoria do vereador Eliseu Gabriel (PSB).

Luiz França/CMSP

Os poemas foram escritos pelos estudantes da Rede Municipal de Ensino

O tema escolhido para o livro surgiu a partir da sugestão de Nina Rosa Jacob, fundadora do Instituto Nina Rosa Projetos por Amor à Vida. “É importante que as crianças tenham uma educação com valores. Considero que, além da educação formal, um ensino baseado em valores, como ética e solidariedade, complementam a educação formal”, disse. O vereador Eliseu Gabriel concorda. “Quem respeita os animais, respeita as pessoas e se torna mais humano. É preciso que as crianças aprendam que é necessário respeitar a todos”, disse.

Para os autores do livro, esse projeto é fundamental para estimular a leitura e a vontade de escrever. O aluno da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Firmino Tiburcio da Costa Ryury Santos ficou feliz de ver seu poema no livro “Descobrir-se autor – Proteção e Defesa dos Animais”. “Resolvi escrever sobre a maneira como as pessoas domesticam os gatos e os cachorros. É um incentivo para continuar lendo”, disse.

O estudante da EMEF Humberto de Campos, Daniel de Amorim Miguel, relatou a importância do cachorro para um menino. “O cachorrinho que ajudou a vida de um homem. Gostei muito de fazer a história. Acho que foi um dos momentos mais felizes da minha vida ao ver esse livro com um texto meu”, argumentou.

O aluno da EMEF XIX de Novembro, Rubens Fortunato, aproveitou para escrever sobre os animais que são maltratados. “As pessoas que desrespeitam e maltratam os cachorros fazem isso porque são egoístas. Foi muita alegria a minha história estar no livro. Fiquei motivado e vou continuar escrevendo”, disse.

Para o estudante do Cieja (Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos) de Guaianases, José Martins Filho, a Semana de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura e a publicação do livro o fizeram descobrir o gosto pela leitura. “A experiência me ajudou a desenvolver a leitura. Eu não gostava muito de ler e escrever porque não tinha tempo. Depois dessa oportunidade, passei a me dedicar à leitura e a escrita”, disse.

A professora Valderci de Souza Faria, da EMEF XIX de Novembro, foi orientou seus alunos durante o projeto. “Foi fácil trabalhar esse tema porque o nosso projeto já contempla o cuidar de si e do meio ambiente”, contou. A professora da EMEF Humberto de Campos Erica dos Santos achou importante o projeto. “A publicação do livro estimula os alunos porque eles se sentem protagonistas”, disse.

Luiz França/CMSP

Eliseu Gabriel

A representante da Secretaria Municipal de Educação e idealizadora a AEL (Academia Estudantil de Letras) – projeto desenvolvido pela Pasta – Maria Sueli Fonseca Gonçalves parabenizou os envolvidos no projeto. “A proposta foi recebida com muito entusiasmo por todos, Nossa meta é formar os jovens tanto na leitura quanto na escrita”, disse.

O vereador Eliseu Gabriel elogiou a qualidade dos poemas e chamou a atenção para a importância do evento. “O principal é que as pessoas passem a ler, que é fundamental para o futuro de todos”, disse.

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar