O Salão Nobre da Câmara Municipal receberá na próxima quarta-feira (5) o lançamento do primeiro livro de uma série que irá contar a história do Parlamento paulistano. São Paulo na Tribuna: Primeira Legislatura (1948-1951) resgata episódios da Casa logo após o Estado Novo, quando ela foi reaberta. O livro é um projeto do jornalista e pesquisador Luiz Casadei, com apoio da professora da Pontifícia Universidade Católica (PUC) Carla Reis Longhi.
Segundo Ubirajara Prestes Filho, funcionário da Câmara, historiador e autor de um dos capítulos do livro, o epíteto Primeira Legislatura surgiu na época em que os vereadores foram empossados, como forma de refletir a expectativa de renovação que veio com o novo momento político.
O historiador lembrou também que os vereadores da Primeira Legislatura contaram com o desafio de administrar uma cidade que, em 1950, teve um grande salto populacional e chegou a dois milhões de habitantes, tornando-se a maior metrópole do país. Como São Paulo recebeu muitas migrações, o que acontecia aqui chega a diversos Estados, e a Câmara passou a receber atenção na política nacional, explicou.
Além das mudanças que a cidade sofreu nos anos 1950, o livro relata a posse do novo Parlamento paulistano, os conflitos no plenário, as relações do Executivo com a Câmara, as leis criadas e a ascensão de Jânio Quadros, um dos 45 vereadores do período e que viria a ser eleito Presidente da República em 1961.
Remanescente da Primeira Legislatura, Décio Grisi foi uma das fontes de Casadei para a realização do livro. No início de novembro, ele veio à Câmara e recordou seus tempos como parlamentar.
Por ocasião do lançamento do livro, o Palácio Anchieta também receberá uma exposição de 20 fotos que resgatam a memória da Primeira Legislatura paulistana.
(29/11/2012 – 13h33)