{youtube}Ra13KCj5smY&rel=0|560|315|{/youtube}
A Câmara Municipal acaba de lançar a 2ª edição do livro Câmara Municipal de São Paulo: 450 anos de história, cujo objetivo é apresentar aspectos importantes da Casa Legislativa ao longo dos séculos. Em relação à edição de 2010, a segunda versão ganhou novos textos e imagens, com o apoio do Museu Paulista, e traz também ao leitor outras fontes de informação para aprofundamento.
O objetivo da publicação é resumir as principais contribuições de pesquisa que trataram da história de São Paulo e, principalmente, da história política da cidade. Até o final do século XIX, havia apenas a Câmara no âmbito municipal. Não existia o cargo de prefeito, que foi criado apenas 1898, contou Ubirajara de Farias Prestes Filho, doutor em História Social pela USP (Universidade de São Paulo), funcionário do Arquivo Geral da Câmara e responsável pelo texto e pesquisa da obra.
Segundo ele, os aspectos históricos do engenheiro Augusto Carlos da Silva Teles, vereador no período de 1905 a 1911 e um dos que mais se destacaram nas discussões sobre a urbanização da cidade naquela época, foram alguns dos apontamentos incluídos na segunda edição do livro.
Diversos aspectos históricos da cidade de São Paulo também são descritos na obra, como a explosão demográfica no século XIX. Em 1875, nossa população era de 30 mil, saltando para 240 mil em 1900, destacou.
Assuntos como as raízes da organização municipal, as Câmaras Municipais no Brasil, as relações entre colonos, jesuítas e índios com a Casa paulistana e o impacto da descoberta do ouro são alguns dos temas abordados. Segundo Prestes Filho, a publicação pode servir a alunos do ensino médio e demais interessados na história de São Paulo.
A 1ª edição do livro, criada em comemoração aos 450 anos da Câmara, ficou disponível somente em formato digital no site da Câmara Municipal. Já a 2ª edição, além de permitir a leitura online, também possui impressão e acabamento realizados pela Imprensa Oficial do Estado, permitindo a distribuição de alguns exemplares em bibliotecas e universidades da cidade de São Paulo.
Clique aqui para ler a versão digital.
(26/12/2012)