pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Livros “Descobrir-se Autor” e “Revelar-se Autor” são lançados na Câmara

Por: HELOISE HAMADA
HOME OFFICE

28 de abril de 2023 - 15:31
Richard Lourenço | REDE CÂMARA SP

Os novos volumes das publicações “Descobrir-se Autor” e “Revelar-se Autor” foram lançados na Câmara Municipal de São Paulo, nesta sexta-feira (28/4), em duas Sessões Solenes. O lançamento faz parte da 11ª Semana Municipal de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura, que integra o calendário oficial do município, instituída pela Lei nº 14.999/2009, de autoria do vereador Eliseu Gabriel (PSB).

As publicações são resultado do trabalho pedagógico e formativo do projeto AEL (Academia Estudantil de Letras) com estudantes e professores. Os livros reúnem produções de 2022 com o tema “Memórias”, inspiradas nas lembranças do período mais restritivo da pandemia de Covid-19. “Esse livro é da Semana Municipal de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura anterior, da 11ª Semana, que acabou atrasando um pouco a edição. Mas está aqui e todo mundo vai receber”, afirmou o vereador Eliseu Gabriel, que presidiu as solenidades.

A iniciativa é uma parceria entre a Câmara Municipal de São Paulo, a SME (Secretaria Municipal de Educação, e a SMC (Secretaria Municipal de Cultura). Todos os estudantes e professores autores receberam um exemplar dos livros.

Descobrir-se Autor

O livro “Descobrir-se Autor” está em seu 6° volume e reúne produções autorais de estudantes que participam do projeto AEL. Além do vereador Eliseu Gabriel, fizeram parte da mesa a vereadora Silvia da Bancada Feminista (PSOL); a diretora regional de educação de Guaianases, Lucimeire Cabral de Santana; o coordenador da AEL, Guilherme Carvalho; o professor Carlos Bortolo; a professora e idealizadora da AEL, Maria Sueli Gonçalves; e os alunos autores Vitória Francisca de Oliveira, da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Antenor Nascentes; e Pietro Antunes, da EMEF Ayres Martins Torres.

“A gente fica feliz de poder ver o que está acontecendo aqui. Agora, a gente vive exatamente na contramão disso aqui. Todo mundo pega o seu celular e passa o dia inteiro digitando, mas não lê. As pessoas estão perdendo a capacidade de desenvolver seus sonhos, de raciocinar. Não que a gente seja contra as redes sociais. Não é isso, mas não pode ficar envolvido nesses grupos de ódio, por essas bobagens que acontecem o tempo inteiro nas redes sociais. As pessoas acabam não entendendo que elas precisam se desenvolver, ler, e estudar. Não adianta ir à escola e não estudar. Não adianta ir à escola e não ler. As Academias Estudantis de Letras que agora são lei, elas estão instituídas por lei, não é mais por portaria. Uma lei que, aliás, eu consegui. Uma lei nossa aqui. É um trabalho brilhante do pessoal das AELs, já de muitos anos, dos professores. Incrível o trabalho das AELs. E, agora, quanto mais elas forem implantadas nas escolas, melhor ainda”, falou o vereador Eliseu.

Assista à sessão solene “Descobrir-se Autor” no vídeo abaixo:

Revelar-se Autor

O livro “Revelar-se Autor” está em seu 3° volume e é uma antologia literária formada por textos autorais de mais de 100 professores. Fizeram parte da mesa da sessão solene o vereador Eliseu Gabriel (PSB); o professor Bruno Carvalho da Silva; o coordenador da AEL, Samir Mustafá; e a professora e idealizadora da AEL, Maria Sueli Gonçalves.

“Essa Semana Municipal de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura tem sido uma grande oportunidade de conhecermos e vermos o potencial que essa educação pública tem e como ela é importante para o Brasil. Nós temos, mais ou menos, 50 milhões de alunos dos Ensinos Fundamental e Médio, sendo 42 milhões em escolas públicas. Se não fosse a escola pública, como estaria o Brasil? Existem escolas públicas que, por alguma razão, são fantásticas, são melhores do que qualquer escola privada, inclusive em vários Estados fora de São Paulo. É impressionante. O que se tem é uma dedicação e envolvimento emocional com os educandos”, disse o vereador Eliseu Gabriel.

Assista à sessão solene “Revelar-se Autor” no vídeo abaixo:

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar