Nesta sexta feira (07/11), a Câmara Municipal de São Paulo entregou a Salva de Prata em comemoração aos 140 anos da Loja Maçônica América. A sessão solene aconteceu no plenário da Casa e teve como proponente o vereador Jooji Hato(PMDB) . José Luiz Carmanhães é mestre da Loja Maçônica América, ele acredita que a homenagem oferecida pela Câmara é uma quebra de paradigmas. “É necessário que as pessoas conheçam nosso trabalho para que a maçonaria seja desmistificada, pois ainda há uma visão pejorativa sobre as Lojas Maçônicas”, explicou Carmanhães.
O vereador e proponente da sessão, Jooji Hato, estava enaltecido em poder homenagear a entidade e ressaltou o valor dos maçons para a cidade de São Paulo. “É importante reconhecer o trabalho dessas pessoas que muito fizeram pela cidade, sem eles teríamos uma sociedade menos justa”, disse o vereador.
Fundada por um grupo de estudantes da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em 09 de novembro de 1868, a Loja Maçônica América participou ativamente de importantes acontecimentos sociais e políticos do Brasil. E desde o primeiro dia de seu nascimento, exigia dos seus membros, o formal compromisso de trabalharem pela implantação da república.
Ao apoiar a causa abolicionista, a Loja teve entre seus componentes homens como Joaquim Nabuco, Luiz Gama, Américo de Campos, Américo Brasiliense e Ruy Barbosa que propôs pela primeira vez em seu Templo o texto que veio tornar-se “Lei do Ventre Livre” de 28 de setembro de 1871, adotando a prática como regra entre seus membros um ano antes da referida proposta tornar-se Lei.
A educação pública também sempre foi uma grande preocupação da entidade desde sua criação. A Loja manteve escolas diurnas e noturnas, gratuitas e fundou a primeira biblioteca popular na província de São Paulo.
Em 2006, a Loja América fundou o Instituto Herdeiros do Futuro, um projeto social que tem como foco de atuação o combate à violência doméstica por meio da prestação gratuita de atendimento psicológico e social a crianças vítimas de violência e seus familiares. Os componentes da Loja América abraçaram o projeto e o viabilizaram, montando sua sede no bairro de Santo Amaro, onde já se realizaram mais de 800 atendimentos.
Além do vereador e do mestre José Luiz Carmanhães fizeram parte da mesa Ricardo de Meo Fernandes, Grande Secretário Adjunto de Orientação Ritualística, representando o Grão-Mestre do Grande Oriente, Benedito Marques Ballouk Filho; Duarte Vaz Pacheco Castro Junior, representando o Grão-Mestre Geral do Grande Oriente, Marcos José da Silva; Julio Chagas do Nascimento, Mestre de Honra da Loja Maçônica América; Wagner Odri, orador da Loja homenageada; e Sante Fasanella Filho, Secretário Adjunto de Assistência e Desenvolvimento Social.
|