Artistas da música gospel foram homenageados nesta sexta-feira (10/6) na Câmara Municipal de São Paulo, por iniciativa do vereador Jean Madeira (PRB). O evento ‘Louvorzão Fé São Paulo’ tem como objetivo reivindicar e valorizar o estilo musical na cidade de São Paulo e está previsto no Projeto de Lei (PL) 12/2014, que determina para o dia 15 de novembro a sua realização e inclusão no calendário oficial da cidade.
O autor comentou a importância da homenagem e citou outro projeto de sua autoria que torna manifestação cultural a música gospel na cidade.
“São Paulo é um celeiro de grandes talentos e é por isso que essa Casa se abre hoje para prestar uma justa homenagem aos cantores da música gospel, que deixa de ser manifestação religiosa e passa a ser, através do PL 32/2014, manifestação cultural da nossa cidade”, disse Madeira.
Ana Lopes, que representou a gravadora Som Livre/Você Adora, explicou que hoje os cantores gospel passaram a ser visto pelas grandes gravadoras, algo que não acontecia. Ela entende que estes artistas tendem a ocupar um espaço muito maior.
“Hoje as gravadoras ditas seculares estão entrando no mercado gospel e estão acrescentando ao mercado. Hoje as gravadoras dão muito oportunidades e o mercado tem crescido, embora o advento da internet tenha exigido uma readaptação das gravadoras”, pontuou.
Daniel Araújo, youtuber apresentador do canal Porta Estreita, foi um dos homenageados da noite. “Eu fique muito feliz quando recebi o convite para estar aqui. Eu trabalho com música há dezesseis anos e uso o humor também como uma ferramenta para alcançar outras pessoas, não apenas o público evangélico. O povo precisa desmistificar um pouco essa questão, não existe música santa e profana, existem pessoas que procuram ser santas ou não”, afirmou.
Para Mel Pinheiro, vencedora do primeiro festival Louvorzão, a emoção de ser reconhecida na Câmara é indescritível. “Ser cantora gospel é um desafio hoje em dia e eu nasci com essa essência de louvar ao senhor. E ser homenageada hoje na Câmara Municipal é mágico, eu não imaginava, não estava nos meus planos, eu apenas louvo porque é uma coisa que eu amo fazer e Deus está mostrando que ele pode fazer muito mais do que eu imagino”, comentou a cantora. Além deles, a cantora Sonya Moraes, ganhadora do Gramy latino (Troféu Talento) e o cantor Gilson Campos, ex-Twister, também foram homenageados.