pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Maçons são homenageados na Câmara

Por: DOUGLAS MATOS - DA REDAÇÃO

17 de novembro de 2017 - 20:53

Categorias

Luiz França/CMSP

A Loja Maçônica União e Paz, fundada há 43 anos no bairro da Liberdade, foi homenageada na Câmara

A Loja Maçônica União e Paz, fundada há 43 anos no bairro da Liberdade, recebeu uma homenagem nesta sexta-feira (17/11) na Câmara Municipal de São Paulo. A entrega da Comenda 18 de Novembro foi realizada em Sessão Solene no Auditório Prestes Maia do Palácio Anchieta.

O Past Master da loja, Raphael Acácio Pereira Matos de Souza, explicou que o objetivo é reconhecer a atuação de pessoas que se destacaram na cidade.

“A comenda XVIII de Novembro é alusiva à data de fundação da nossa loja, em 1974. E o grande objetivo é valorizar as personalidades que de alguma forma se destacam e contribuíram com a sociedade”.

Um dos homenageados da noite foi o Past Grão Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo, Francisco Gomes da Silva. Atualmente, ele preside a Academia Brasileira Maçônica de Artes, Ciências e Letras.

“A cultura é importante para todas as instituições. E nós temos uma secretaria que firma convênio com orquestras e dezenas de faculdades. Também patrocinamos cursos, eventos, concursos de fotografia, artes (…) Trabalhamos bastante nisso. A base de tudo é cultura e educação, que preparam as pessoas para a vida e para a contribuição de ajudar ao próximo.

Para Silva, os mais diferentes trabalhos realizados pelas lojas maçônicas vão ao encontro de um objetivo maior.

“A maçonaria quer tornar feliz a humanidade. E nós trabalhamos para cumprir essa como uma das importantes tarefas. E fazemos como podemos, ajudando aqui e lá. Esse é o nosso trabalho”, disse.

O Past Grão Mestre Adjunto da Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo, José Renato dos Santos, fez questão de ressaltar o viés social e comunitário da Maçonaria, especialmente na capital paulista.

“As lojas trabalham muito mais para a comunidade do que para os irmãos. Para se ter uma ideia, 90% das Santas Casas de São Paulo, por exemplo, são dirigidas por maçons,. As Apaes (Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais) e várias outras. É uma atuação de uma forma geral na sociedade brasileira”.

A iniciativa da ‘Entrega da Comenda 18 de Novembro da Augusta e Respeitável Loja Simbólica União e Paz, 166 – GLESP’, foi do vereador Toninho Paiva (PR).

“Os maçons têm uma história no mundo e no Brasil. Desde Dom Pedro e Tiradentes. Grandes homens pertenceram à Maçonaria, que é o sustentáculo da família. São pessoas de coração bom, solidárias ao próximo, algo que é tão raro hoje em dia. A maçonaria tem esse lema, essa prioridade. Então fico muito satisfeito com essa homenagem para manifestar nossa gratidão e apoio à Maçonaria”, afirmou Paiva.

Veja a lista de homenageados da noite:

Francisco Gomes da Silva – Past Grão Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo

José Renato dos Santos – Past Grão Mestre Adjunto da Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo

Aldemir Moraes – Delegado Regional da 1ª Região Maçônica da Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo

Aleksandar Jovanovic – Secretário das Relações Exteriores da Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo

Osmar Marrichi de Moraes – Delegado Distrital da Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo

Oswaldo Fritzgerald Manaf – membro e apoiador da maçonaria no Estado de São Paulo

Antônio Aparecido Gonzales – Mestre instalado com mais de 40 anos de iniciação

Raphael Acácio Pereira Matos de Souza – Past Master com 10 anos de iniciação

Apolônio José Dias – Mestre Maçom com mais de 10 anos de iniciação

José Miranda da Silva – Mestre Maçom com cinco anos sem nenhuma falta

 

 

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar