Nove pessoas, ligadas à maçonaria, foram homenageadas por suas ações em benefício da cidade Foto: André Bueno/CMSP
O Dia do Maçom, tradicionalmente comemorado em 20 de agosto, foi celebrado na noite desta sexta-feira (5/9), no Plenário 1º de Maio da Câmara Municipal, com a entrega da Medalha José Bonifácio e o Diploma de Reconhecimento aos maçons que se destacaram em ações benéficas da cidade de São Paulo. A homenagem foi proposta pelo vereador Goulart (PSD).
Nós temos o privilégio de participar desta sessão cívica e este ano indicamos membros do judiciário, advogados, juízes e desembargadores que prestam serviço à sociedade de forma geral, preservando e levando o nome da maçonaria, sempre com espírito de comunidade e preservação da sociedade, comentou Mário Sérgio Nunes da Costa, Grão-Mestre do GOSP (Grande Oriente do Estado de São Paulo).
Além do Grande Oriente do Estado de São Paulo, outras duas potências maçonicas, a GOP (Grande Oriente Paulista) e a GLESP (Grande Loja Maçonica do Estado de São Paulo) foram responsáveis pelas indicações às medalhas. Os nove homenageados na noite foram indicados por suas respectivas lojas maçônicas, tomando como base os seus trabalhos sociais, explicou o vereador.
Os homenageados foram André Luiz de Morais Rizzo, Paulo Barcellos Gatti, Paulo Rangel do Nascimento, David Arthur Whittemore, Laerte Alves da Silva, Luiz Zuffo, Antônio Pio Neto, José Luiz Socorro e Jorge Ceravolo Júnior.
Sobre a maçonaria
Considerada uma sociedade discreta e de atuação restrita aos interesses de seus participantes, a maçonaria surgiu na idade média e não possui cunho religioso, tanto que seus membros praticam as mais diversas religiões (mulheres e ateus não são aceitos pela sociedade maçônica), pregam o aclassismo (ideais de justiça e solidariedade humana), os princípios da liberdade, democracia, igualdade, fraternidade e o aperfeiçoamento intelectual.
A maior concentração de maçons está nos Estados Unidos, cerca de 3,2 milhões, que representam 58% do total distribuído pelo mundo (seis milhões). No Brasil, os maçons já são aproximadamente 150 mil.
A palavra maçom é de origem francesa e significa pedreiro. A maçonaria é uma entidade que se preocupa, sobretudo, com a fraternidade, no sentido de que possa dar cobertura às entidades e aos menos favorecidos, sem nenhum interesse secundário. Essa é nossa verdadeira missão, disse Jurandir Alves de Vasconcelos, Grão Mestre do GOP.
(05/09/2014 – 21h52)