pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Maior Parque Linear do Mundo: governo do Estado explica projeto aos vereadores

7 de outubro de 2009 - 05:04

Categorias

Juvenal Pereira
Política Urbana
Ubirajara Felix, superintendente do DAEE, apresentou as etapas da construção; parque será centro de lazer, cultura e esportes

 

 Atendendo ao requerimento do vereador Zelão (PT), o superintendente de Águas e Energia Elétrica de São Paulo (DAEE), Ubirajara Tannuri Felix, explicou, nesta quarta-feira (07/09), aos integrantes da Comissão de Política Urbana da Câmara, o projeto de construção do Parque Várzeas do Tietê. O empreendimento é considerado pelo governo do Estado de São Paulo como o maior Parque Linear do Mundo. 

Com 75 quilômetros de extensão e área 107 km², a obra pretende trazer uma grande compensação ambiental, transformar e recuperar as margens do Rio Tietê, preservar a função das várzeas, aumentar a capacidade de escoamento, além de criar opções de lazer e moradia digna para mais de cinco mil famílias, que vivem em áreas irregulares, e serão reassentadas. A previsão, de acordo com Felix, é que toda a obra seja concluída até 2016.

 

“O cronograma total da obra estabelece até 2016, mas já iniciamos a operação. Todo cuidado está sendo tomado para que as famílias sejam tratadas como devem; com humanidade e seriedade. Faremos um cadastro e definiremos em conjunto para onde vão e de que forma”, explicou Felix.

 

O Parque que começa em São Paulo e vai até a cidade de Salesópolis está avaliado em R$ 1,7 bilhões. De acordo com Felix, o governo do Estado buscará financiamento com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O vereador Zelão enalteceu a proposta: “É uma obra que terá um impacto importante em diversas regiões de São Paulo, valorizará esses locais e trará até mais saúde para a população”, disse.

 

Projetos

 

Durante a reunião, foram aprovados dois requerimentos do vereador Juscelino Gadelha (PSDB), que solicitam informações à Emurb e à operadora de telefonia móvel OI, quanto a publicidade da empresa com uso de aviões emitindo fumaça no espaço aéreo paulistano. O vereador questiona se a campanha da empresa não interfere na Lei Cidade Limpa (Lei 14.223/06), especificamente no artigo 2º, que também considera o espaço aéreo como área de uso comum.

 

Os parlamentares aprovaram os pareceres favoráveis dos seguintes projetos:

 

PL 07/08, do vereador Aurélio Miguel (PR);

PR 20/09, do vereador Chico Macena (PT); e

PL 575/08, do vereador Wadih Mutran (PP).

 

Participaram do encontro os vereadores Toninho Paiva (PR), Chico Macena, Juscelino Gadelha, Paulo Frange (PTB), José Police Neto (PSDB), Zelão e Carlos Apolinário (PR), presidente. 

Imagens para download:
Juvenal Pereira
Política Urbana
Requerimento do vereador Juscelino Gadelha foi aprovado pela Comissão
Juvenal Pereira
Política Urbana
Comissão de Política Urbana
Juvenal Pereira
Política Urbana
Ubirajara Tannuri Felix

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar