A maioria da população que opinou, por meio de uma plataforma online, sobre o Projeto de Lei (PL) 185/2016, do vereador Reis (PT), que autoriza a implantação de banheiros públicos em São Paulo mostrou-se favorável à proposta.
De acordo com a medida, os banheiros públicos serão cabines masculina e feminina e com acessibilidade. Poderá ser cobrada uma taxa pelo uso do local, desde que não ultrapasse 40% da tarifa comum dos ônibus municipais e que os recursos sejam destinados para a manutenção dos equipamentos. O Bilhete Único poderá ser utilizado para fazer o pagamento.
Os banheiros públicos deverão ser instalados em praças situadas em áreas de comércio ou com grande fluxo de pedestres, parques, ruas próximas a bares e casas de shows, estações de trem, metrô e rodoviárias e pontos turísticos.
O objetivo do projeto é proporcionar mais conforto para todos. “Muitas vezes bares e outros estabelecimentos não permitem a entrada apenas para o uso do sanitário. Ainda mais quando se tratam de grupos historicamente excluídos. Numa cidade grande e populosa como a nossa são escassas as alternativas de banheiros públicos. Os pedestres têm de recorrer aos estabelecimentos comerciais, muitos dos quais oferecem esse serviço apenas para os clientes”, disse Reis em justificativa ao projeto.
Veja aqui a opinião da população e dê sua sugestão.
taxa pelo uso do local, desde que não ultrapasse 40% da tarifa comum dos ônibus municipais e que os recursos sejam destinados para a manutenção dos equipamentos? Parece justo que um município que tem uma receita orçada em 54 bilhões de real não tenha condições de abrir e manter banheiros público para atender uma necessidade básica de qualquer cidadão? Hoje temos 10 banheiros públicos no centro de São Paulo, 8 estão fechados há mais de uma década…sem porta aberta não há coesão social…