O maitre José Nascimento foi homenageado pelo seu trabalho de referência na cidade com o Título de Cidadão Paulistano concedido pela Câmara Municipal de São Paulo, em sessão solene realiza na noite desta sexta-feira (9/9), no Plenário 1º de Maio. A iniciativa foi do vereador Adolfo Quintas (PSD).
O homenageado nasceu em 1956, em Fartura, no interior do estado São Paulo, e descobriu sua vocação ao se mudar para a capital paulista, em meados dos anos 70, quando teve sua primeira experiência como ajudante de garçom. Anos mais tarde ascendeu ao cargo de maitre executivo em um dos mais famosos restaurantes do país, o Terraço Itália. Nascimento, como é conhecido, com dedicação em seu trabalho, carisma e competência, fez história como um dos mais renomados profissionais da gastronomia em São Paulo.
Depois de construir uma carreira de destaque, no ano de 1996 foi convocado pelo presidente do SINTHORESP (Sindicato dos Trabalhadores de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares), Francisco Calazans Lacerda, para montar o Pátio Hoteleiro (restaurante-escola do sindicato) e para fundar o departamento de comunicação da entidade. Como diretor do novo departamento, Nascimento idealizou e fortaleceu o evento Garçom Cross (corrida de obstáculo de garçons), marca que hoje, quinze anos após a sua criação, faz parte do calendário oficial de eventos da cidade de São Paulo.
O vereador Quintas destacou o exemplo de cidadania e luta pelos direitos da classe. “O nascimento foi garçom, ele é uma pessoa especial e já veio para ser vencedor e fazer com que os sindicalistas tenham uma melhor qualidade de vida”, disse.
“Em nome da categoria profissional estamos muito felizes com esse Título que ele está recebendo. Acho que é merecido mesmo, para um cidadão de Fartura, um homem que tem uma origem humilde e soube lutar com muita garra e muita inteligência. É um momento muito importante para ele e para nós todos da categoria profissional”, ressaltou o presidente do SINTHORESP, Calazans.
Para o homenageado, o reconhecimento de seu trabalho na cidade de São Paulo representa uma motivação para a carreira e na luta pelos direitos da categoria. “A gente fica muito feliz, são anos de trabalho, temos muito mais a aprimorar e tenho muito mais para aprender, porque somos eternos aprendizes. É um momento de muita alegria e eu fico muito grato. Eu agradeço de coração a toda categoria e cada vez mais vou lutar pela unidade e manutenção das conquistas”, afirmou.