A Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo realizou, na tarde de ontem (11/11), um evento para o lançamento do Manual dos Direitos da Pessoa com Autismo, elaborado por uma equipe de especialistas em parceria com o Instituto Singular.
O Manual dos Direitos da Pessoa com Autismo, que está disponível neste link, traz informações como, direitos à educação, moradia, proteção contra qualquer forma de abuso e exploração, saúde, incluindo o diagnóstico, atendimento multiprofissional e o acesso a medicamentos.
O evento contou com a participação do vereador Rinaldi Digilio (PSL), do ex-vereador e conselheiro do Tribunal de Contas do Município, Eduardo Tuma, e de parte da equipe responsável por elaborar o material. A mediação foi feita pelo diretor-presidente da Escola do Parlamento, Alexsandro Santos.
Autor da Lei nº 17.272, de 14 de janeiro de 2020, que torna obrigatória a realização de sessões de cinema adaptadas para autistas, e da Lei nº 17.502, de 3 de novembro de 2020, que cria a Política Pública Municipal para Garantia, Proteção e Ampliação dos Direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o vereador Rinaldi Digilio (PSL) falou sobre seu engajamento na causa. “Quantas crianças [com autismo] não viraram adultos e seguiram sem ter acesso aos direitos? Com certeza várias, por isso esse manual é tão importante. Temos que de um lado garantir os direitos com as leis e de outro dar informações, para que as pessoas saibam e possam cobrar”, defendeu Digilio.
Confira aqui como foi o evento.
Aqui no estado de são Paulo tem uma ação civil pública dos autitas mais informações zap 942153448