Um levantamento feito pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SMVA) aponta que pedaços da Mata Atlântica cobrem cerca de 30% de todo o território da cidade de São Paulo. Em um ano e meio de trabalho, equipes de especialistas da secretaria e pesquisadores parceiros do município mapearam mais de 4.000 fragmentos de vegetação nativa.
“A publicação reúne toda a área mapeada e representa um marco no monitoramento da conservação e recuperação deste bioma. Vai atender às diretrizes estabelecidas no Plano Diretor que prevê o crescimento da cidade integrando desenvolvimento urbano, meio ambiente e qualidade de vida para a população“, afirma Rodrigo Ravena, Secretário do Verde e do Meio Ambiente.
Além de áreas conhecidas da população, localizadas nos extremos sul e norte da capital paulista, também estão mapeados pedaços significativos em áreas urbanizadas, como nas regiões do Parque do Carmo e Cursino, além de espaços menores, como no Butantã e Vila Andrade.
O mapeamento servirá de subsídio para definir as ações e intervenções para conservação e recuperação do bioma no âmbito do Plano Municipal da Mata Atlântica (PMMA) e será uma referência para a formulação, revisão e implementação de instrumentos do município de São Paulo.
A próxima etapa do projeto será a definição de áreas estratégicas para conservação e recuperação e, em seguida, será elaborado um Plano de Ação que será submetido a consulta pública e à aprovação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável (CADES).