A 1ª Maratona Hacker da Câmara Municipal, a Hackathon, foi destaque do Jornal Nacional (Rede Globo) no último sábado, quando aconteceu nas dependências do Palácio Anchieta. Para assistir à reportagem, clique aqui.
O objetivo dos desenvolvedores que participaram da Hackathon foi criar aplicativos que tornem mais fácil aos cidadãos a visualização e a interpretação dos Dados Abertos disponibilizados pela Câmara.
Entre as propostas, um dos destaques foi um software que permite ao usuário receber novidades de projetos de lei de acordo com seus interesses, através de palavras-chave. Outro software apresentado gera o cruzamento das proposituras com um sistema de geolocalização, permitindo sua análise por região da cidade.
A etapa realizada neste final de semana foi a primeira da Maratona Hacker. Na segunda fase, que termina no dia 25 de maio, os hackers poderão aperfeiçoar os softwares, melhorando a forma de uso, o design e o tratamento dos dados, mas sem alterar a estrutura original do trabalho.
A iniciativa faz parte dos esforços da Câmara Municipal para aumentar a transparência e o controle dos serviços públicos por parte da sociedade.
Os programas desenvolvidos na Hackathon terão regime de licenciamento livre e ficarão disponíveis para uso de todos os usuários do Portal da Câmara.
(15/5/2012 – 16h30)