RenattodSousa |
A Marcha tem por objetivo resgatar a memória de importantes personalidades negras e de espaços que se confundem com a história dos negros da capital paulista, diz Ítalo Cardoso |
O Projeto de Lei 309/09, do vereador Ítalo Cardoso (PT), foi sancionado pelo prefeito Gilberto Kassab e se tornou a Lei 15.142/10.
A lei incluiu no Calendário Oficial de Eventos da Cidade de São Paulo a Marcha Noturna pela Democracia Racial a ser realizada todo dia 12 de maio.
Ítalo Cardoso explica que nos últimos 12 anos, sempre no dia 12 de maio, a comunidade negra se reúne para celebrar seu histórico de resistência, percorrendo ruas do centro da cidade que marcaram a trajetória da população negra na luta pela conquista do direito à liberdade.
A Marcha tem por objetivo resgatar a memória de importantes personalidades negras e de espaços que se confundem com a história dos negros da capital paulista, afirma o vereador petista. Também denuncia o racismo presente na sociedade brasileira e chama a atenção da população para as ações voltadas a promoção da igualdade racial, acrescenta.
De acordo com Ítalo Cardoso, a manifestação visa ainda discutir com organizações dos movimentos sociais negros, de mulheres negras e demais movimentos, entidades e pessoal a construção de ações que visem a igualdade racial, além de promover um momento de reflexão em relação ao combate a intolerância.