O deputado Marco Maia, presidente da Câmara dos Deputados, assinará com o presidente da Câmara Municipal de São Paulo, vereador José Police Neto, convênio que cede um canal digital aberto que será operado pela TV Câmara SP.
A Assembleia Legislativa de São Paulo também receberá canal idêntico e seu presidente, deputado Barros Munhoz, também assinará o convênio.
A cerimônia será segunda-feira, dia 2/4, às 15 horas, no hall térreo da Câmara Municipal de São Paulo.
O novo canal da TV Câmara SP terá potência suficiente para cobrir toda a Região Metropolitana de São Paulo. Como a TV Câmara SP terá programação de 10 horas diárias, as restantes 14 horas serão cedidas a Câmaras Municipais da Região Metropolitana para que elas componham uma TV Metropolitana, cujo conteúdo será produzido pela Empresa Brasileira de Comunicação (EBC).
A Assembleia Legislativa de São Paulo implantará um sistema parecido. Seu canal terá alcance para todo o Estado, o que lhe permitirá fazer convênios com Câmaras Municipais do interior que hoje não têm como noticiar suas ações.
Essas associações vão formar, mais adiante, o que a Câmara dos Deputados chamou de Rede Legislativa de TV Digital, que integrará as casas legislativas federais, as assembleias legislativas dos Estados e Câmaras Municipais. A TV Metropolitana da Região Metropolitana de São Paulo, no entanto, só passará a funcionar depois das eleições de outubro.
Há alguns meses a Câmara dos Deputados recebeu a concessão do canal 61, aberto e digital, pelo Ministério das Comunicações. Como os canais digitais podem transmitir quatro programações simultâneas em quatro subcanais, a Câmara optou por ceder três dos subcanais a Assembleias e Câmaras Municipais para que elas passassem a deter um canal aberto.
Atualmente, a TV Câmara SP transmite uma programação de 7 horas diárias por um canal a cabo compartilhado com a Assembleia Legislativa de São Paulo. Com os novos canais, cada um desses parceiros passará a ter um canal digital aberto exclusivo.
Leia também:
Rede aberta é resultado da implantação da TV digital
(30/03/2012 – 14h54)