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Marginal Tietê: compensação ambiental e reflexos no trânsito são temas de debate

1 de outubro de 2009 - 05:11

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Juvenal Pereira
Política Urbana
Previsão é que as novas pistas estejam prontas em março de 2010

 

A Comissão de Administração Pública da Câmara convocou reunião extraordinária nesta quinta-feira (01/10) para debater a ampliação da Marginal Tietê. De acordo com o Secretário do Verde e Meio Ambiente, Eduardo Jorge, extensão da via trará maior mobilidade ao trânsito e cerca de 150 mil árvores ao município.

Serão ampliados de cada lado 23 quilômetros de pistas criando-se três novas faixas, sete novas pontes e três viadutos para melhorar a fluidez. O empreendimento está estimado em R$ 1,7 bilhões e terá investimento do governo do Estado e das concessionárias que administram as rodovias Bandeirantes/Anhanguera e Ayrton Senna/Carvalho Pinto. “Enquanto o Rodoanel não fica pronto, duas importantes obras cumprem o papel de dar suporte ao trânsito da cidade: a Extensão da Jacu Pêssego e da Marginal Tietê. Com a conclusão do Rodoanel, prevista para até 2015, essas ampliações serão preponderantes para o município.” 

Para o vereador Chico Macena (PT), com a ampliação o governo “reforça o seu modelo rodoviarista.” O vereador Francisco Chagas (PT) disse que “o valor poderia ser investido na linha do Metrô.”

 

O diretor de planejamento de tráfego da CET, Irineu Gnecco, afirmou que “hoje a cidade tem seu sistema de mobilidade esgotado, e que se nada fosse feito chegaríamos a um ponto em que não se andaria mais em São Paulo.”

 

Eduardo Jorge ponderou que “nos últimos anos o governo tem investido na ampliação do Metrô, na modernização dos trens da CPTM e também no transporte rodoviário, com a construção do Rodoanel.”

 

Impacto Ambiental

 

O secretário afirmou que a Marginal têm em sua totalidade 4.900 árvores e que 600 delas serão cortadas, porém, ressaltou que o município ganhará outras 147 mil com a ampliação. “Para permitir que se faça o corte, a obrigação é que a Siurb e a Dersa plantem na própria Marginal outras 4.900 árvores, mais 83 mil árvores no entorno das subprefeituras envolvidas e mais 60 mil no Parque Linear do Alto Tietê que será construído”, explicou.

 

De acordo com Jorge, as concessionárias também serão obrigadas a construir “calçadas verdes” e ciclovias ao longo da Marginal. Para Chagas “a obra aumentará a impermeabilidade do solo."

 

O vereador Macena comentou que “o licenciamento ambiental foi feito rápido e sem um profundo debate com a sociedade." Segundo o secretário, todos os estudos estão no EIA/Rima e “que cálculos apontam que a obra diminuirá a poluição, com a queda de emissão de poluentes em virtude do menor fluxo na via.”  A previsão é que as novas pistas estejam prontas em março de 2010.

 

Também participaram do encontro: Ricardo Laize, superintendente de planejamento da CET e o vereador Adolfo Quintas (PSDB), presidente da Comissão.

Imagens para download:
Juvenal Pereira
Marginal Tietê
Vereador Adolfo Quintas, presidente da Comissão, junto ao veresdor Francisco Chagas
Juvenal Pereira
Marginal
Eduardo Jorge, secretário do Verde e Meio Ambiente
Juvenal Pereira
Marginal
Vereadores debatem ampliação da Marginal Tietê

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