Escolas públicas e privadas interessadas em participar do Prêmio Parlamento Jovem 2023 – Ensino Fundamental já podem acessar o manual de orientação. Criado pela Câmara Municipal de São Paulo em 2001, o prêmio oferece, anualmente, a estudantes do Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano) a oportunidade de vivenciar, por um dia, a jornada de trabalho dos vereadores.
Para participar, as escolas, juntamente com seus alunos, deverão encaminhar um Projeto de Lei para a Câmara que deverá conter: a ementa, a parte normativa e a justificativa da lei. As inscrições acontecem entre os dias 1/6 e 18/8. Acesse o link para ver o passo a passo para criar o Projeto de Lei e concorrer à premiação.
O Manual de Orientação, contendo as regras para a participação das escolas, pode ser conferido aqui. A lista das escolas participantes será divulgada no dia 6 de outubro.
Vale lembrar que, além de caminhar o Projeto de Lei que vai concorrer à premiação, é obrigatório preencher o formulário de inscrição. Na Câmara, uma Comissão avaliadora formada por vereadores escolherá os 55 melhores projetos apresentados.
Além da proposta, também é preciso optar por um dos 11 partidos criados para o Parlamento Jovem. São eles: Assistência Social; Cultura; Educação; Emprego; Esportes, Lazer e Recreação; Habitação; Natureza; Planejamento Urbano; Saúde; Segurança Urbana e Trânsito e Transporte.
A Sessão Plenária do Parlamento Jovem Paulistano Ensino Fundamental 2023 está prevista para o dia 10 de novembro na Câmara Municipal de São Paulo. Em caso de dúvidas, envie um e-mail para parlamentojovem@saopaulo.sp.leg.br.
Cronograma de atividades
1/6 até 18/8
Envio de trabalhos para a Câmara Municipal
A partir de 6/10
Divulgação oficial dos vereadores jovens eleitos
6/11
Recepção dos vereadores jovens na Câmara Municipal e início dos trabalhos legislativos, a partir das 13h
10/11
Sessão Plenária do Parlamento Jovem Ensino Fundamental 2023