A população da Grande São Paulo está envelhecendo, e isso refletiu nas matrículas no sistema de ensino, que caíram de 4,6 milhões em 2013 para 4,1 milhões no ano passado uma diferença de 10%. A queda acompanha a diminuição da população em idade escolar (0 a 19 anos), que caiu a mesma porcentagem nos últimos 13 anos, passando de 6,5 milhões para 5,8 milhões.
Os dados estão na última edição do Indicador Metropolitano, publicação da Consultoria Técnica de Economia e Orçamento da Câmara. O boletim é dedicado à divulgação de estudos e dados sobre a Região Metropolitana de São Paulo.
O estudo publicado neste mês analisou as matrículas na educação infantil, no ensino fundamental e no ensino médio. A projeção é que os números continuem caindo no futuro, já que a tendência é que a população brasileira continue envelhecendo nos próximos anos, pressionando o sistema de previdência.
Gastos com previdência, por exemplo, tendem a aumentar, além de surgirem novas dificuldades para financiamento dos benefícios com cada vez menos jovens trabalhando para gerar contribuições para um número cada vez maior de aposentados que vivem mais. Na educação, principalmente educação básica, existirão cada vez menos potenciais estudantes demandando vagas e serviços nessa área, conclui o estudo.
Clique aqui para acessar a última edição do Indicador Metropolitano na íntegra. (Da Redação)
(30/05/2014 – 12h20)