Você sabia que a Câmara Municipal de São Paulo possui algumas modalidades de honraria? Conheça, agora, a primeira delas:
Entregues conjuntamente, a Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão são concedidos para pessoas físicas nascidas na cidade de São Paulo por ações ou trabalhos prestados em prol dos cidadãos paulistanos. O reconhecimento é concedido a pessoas que vão além de suas funções primárias e que tem o intuito de contribuir significativamente com o avanço da cidade.
A concessão da honraria é feita por meio de um PDL (Projeto de Decreto Legislativo), aprovado por ao menos dois terços dos vereadores. As entregas das homenagens são realizadas em Sessões Solenes, que costumam ocorrer na sede da Câmara, mas também podem ser realizadas em outros locais da cidade.
Segundo o Decreto Legislativo nº 2, de 9 de maio de 1975, cada vereador tem o direito de indicar, no máximo, três personalidades para serem distinguidas com a outorga da Medalha, em cada exercício.
A Medalha Anchieta, que já foi um disco metálico dourado e segue os critérios definidos pelo Ato nº 730/2001, é toda confeccionada em bronze, com banho em prata, tendo cinco centímetros de diâmetro e meio centímetro de espessura. É acondicionada em um estojo quadrado com acabamento externo em veludo preto e tampa almofadada.