Thais Veiga
Primeiro à esq, ao lado do vereador Toninho Paiva, Antonio Carlos Lopes recebeu Título de Cidadão Paulistano |
O diretor da Escola Paulista de Medicina Antonio Carlos Lopes recebeu na noite desta sexta-feira (14), o título de cidadão paulistano, durante sessão solene realizada na Câmara Municipal de São Paulo. Compareceram à cerimônia autoridades, representantes da Força Aérea, Marinha e Exército, amigos e membros da família do homenageado.
Nascido em 10 de maio de 1945, no bairro do Brás, em São Paulo, Antonio Carlos Lopes graduou-se pela Escola Paulista de Medicina em 1970, instituição na qual atualmente exerce a função de diretor. Editor de Tratado de Clínica Médica, livro vencedor do Prêmio Jabuti de 2007 e obrigatório no currículo dos cursos de medicina de todo o país, o médico recebeu com emoção a homenagem proposta pelo vereador Toninho Paiva (PR).
Recebi muitas homenagens, mas tenho absoluta certeza que esta é uma das principais porque contempla a minha pessoa na cidade em que nasci e esta indicação se prende a uma avaliação que fizeram da minha pessoa, que diz respeito a minha atividade como médico, como professor universitário e cidadão. É um orgulho muito grande receber esse título para quem é paulistano, disse.
Para o vereador Toninho Paiva, o trabalho realizado pelo homenageado ao longo da vida é um exemplo de dedicação ao bem estar do ser humano, motivo que levou o vereador a solicitar a entrega do título como reconhecimento dos serviços prestados pelo médico à cidade.
Um homem que se dedica à saúde, com um largo currículo na área, publicou diversos livros e que tem como objetivo maior na sua vida o ser humano. Fico satisfeito em homenagear o Dr. Antonio Carlos Lopes, que é uma pessoa voltada para a saúde e que tem como principal objetivo garantir o bem-estar para o cidadão. Isso me emotiva muito. Fico muito feliz em encontrar uma pessoa que se importa tanto com o próximo, ressaltou.
Ex-aluno de Lopes, o deputado federal Walter Feldman (PSDB) exaltou os conhecimentos do homenageado na medicina. Conheci o Dr. Antonio Carlos Lopes quando era terceiranista da Escola Paulista de Medicina. Ele foi o meu preceptor. Eu era uma pessoa muito ligada a ele, que na época já revelava um conhecimento clínico extraordinário e hoje é considerado um dos maiores clínicos do Brasil, para quem nós enviamos aqueles casos que passam por muitos médicos e cujo diagnóstico não é conhecido.
O presidente do Hospital Israelita Albert Einstein, Claudio Lottenberg, também foi aluno do Lopes e prestou sua gratidão ao homenageado durante a cerimônia. O vereador Toninho Paiva toma a iniciativa de homenagear uma pessoa que é um ícone na medicina, no exercício da assistência médica, um professor, uma pessoa com senso de responsabilidade social. Fui aluno do professor, tenho muito respeito por ele e acho que ele é um dos bons exemplos e merece ser espelhado pela juventude que encara a medicina como algo extremamente sério que é.
A vice-prefeita de São Paulo, Alda Marco Antonio, também fez questão de comparecer à sessão solene para parabenizar o médico. O professor Antonio Carlos é uma personalidade que merece esta homenagem e todas as outras, porque é um grande médico, uma grande figura pública, um grande ser humano, um grande pai, um homem extraordinário, com uma família extraordinária. Venho aqui hoje trazer minha admiração a ele e toda a sua família.
Antonio Carlos Lopes também é presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica.
(14/12/2012 22h)