Com a presença sobretudo de médicos e professores de medicina, a Câmara Municipal de São Paulo concedeu a Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão da Cidade a Henrique Walter Pinotti. A solenidade – uma iniciativa do vereador Mario Dias (DEM) – realizou-se no Teatro da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).
Formado em Medicina pela USP, Pinotti é especialista em cirurgia do aparelho digestivo, disciplina da qual é professor titular na mesma universidade. Instalou o primeiro curso de educação continuada de Gastroenterologia no Brasil e curso nacional continuado à distância de Gastroenterologia e Cirurgia Geral pela Internet e fundou o Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva. O homenageado também integra o Comitê Científico de diversas publicações especializadas, tendo publicado mais de 800 trabalhos no Brasil e no exterior. É autor dos livros "Cambuci, Outrora e Agora" e o recente “Filosofia da Cirurgia”.
Fizeram parte da mesa da cerimônia o jurista Ives Gandra da Silva Martins; o deputado federal José Aristodemo Pinotti; o professor Tarcísio Eloy Pessoa de Barros, vice-diretor da Faculdade de Medicina da USP; o professor Yassuhiko Okay, vice-diretor da Fundação Faculdade de Medicina da USP; o professor José Luiz Gomes do Amaral, presidente da Associação Médica Brasileira; o ministro Cid Flaquer Scartezzini, do Superior Tribunal de Justiça; o conselheiro do Conselho Regional de Medicina, Gaspar de Jesus Lopes, representando o presidente do CRM, professor Henrique Carlos Gonçalves; Jorge Carlos Machado Curi, presidente da Associação Paulista de Medicina; o poeta Paulo Bomfim, filho de Simeão dos Santos Bomfim, formado em 1918 na primeira turma da FMUSP; o professor Ivan Cecconello, representante do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP; e o professor Paulo Nathanael Pereira de Souza, presidente do Centro de Integração Empresa e Escola (CIEE).
|