O médico Luiz Carlos Cucé, especialista em dermatologia clínica, foi homenageado na noite desta sexta-feira com a entrega da Medalha Anchieta e Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo, a mais alta condecoração da Câmara Municipal de São Paulo em sessão solene realizada no Plenário Primeiro de Maio.
Cucé formou-se em medicina pela Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro, em 1960, e fez doutorado em Ciências (Medicina Legal) pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professor titular emérito de Dermatologia da USP e professor titular da Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro (UNISA), sendo considerado dos maiores especialistas em dermatologia clínica e tratamento cirúrgico de tumores.
“O professor Cucé é uma pessoas ímpar. Ele é um empreendedor, sempre disponível, e tem uma trajetória marcada por seu trabalho, tanto no atendimento aos seus pacientes quanto na formação de novos profissionais. Ele construiu a história da dermatologia dentro da cidade, junto com outros médicos, e tem esse foco na formação. Essa homenagem é mais do que justa, é a possibilidade da cidade agradecer a esse trabalho”, ressaltou a reitora da UNISA, Margareth Rose Priel.
Para o autor da homenagem, vereador Paulo Frange (PTB), é um dos maiores destaques da dermatologia brasileira e um exemplo para todos os médicos. “São 56 anos dedicados à medicina e aos pacientes. Também autor de livros, ele tem uma grande contribuição na formação dos principais nomes da dermatologia do país. Eu sou suspeito de falar, mas este é o perfil do médico que gostaríamos de formar hoje nas nossas escolas, aqueles que têm vocação de continuar na assistência. Estou muito feliz, porque é um momento importante para a medicina ter a oportunidade de, em uma Casa do tamanho da Câmara Municipal, homenagear um homem e ao mesmo tempo seu legado extraordinário”, completou Frange.
O homenageado agradeceu a condecoração estendendo a homenagem aos seus colegas de profissão. “Eu me sinto muito lisonjeado com essa honraria. E digo mais, em um momento que acho que também posso contribuir. Por eu ser uma pessoa muito conhecida na área médica, vai ajudar muito a tirar os médicos dessa injustiça que fazem. Pelo governo não suprir as necessidades de atendimento da população, fica para o médico toda a culpa. Essa homenagem serve como um novo ânimo aos nossos médicos, para mostrar que não estamos lutando em vão, que alguém está enxergando nosso trabalho. Por isso venho com muito prazer receber essa homenagem, que não é só minha, é estendida a todos meus colegas que lutam por aí”, destacou.
Prestigiaram a solenidades amigos e familiares, como o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Jayme de Oliveira Filho, o professor da USP, Evandro Revitti, a esposa do homenageado, Amélia Cucé, e os filhos, Luiz Vicente, Ricardo e Luiz Carlos.